NOTÍCIAS

IABNEWS

A Inovação tecnológica no Sistema Financeiro Nacional será o tema do evento promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta terça-feira (30/4), às 16h. O economista e chefe da Divisão de Regulação do Banco Central, Nagel Paulino, será o palestrante do encontro. O webinar, que terá transmissão pelo canal TVIAB no YouTube, será aberto pelo presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches. 

A desigualdade de gênero é o principal tema do livro Glass ceiling, que será lançado no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta segunda-feira (29/4), às 16h. O nome do livro, que em português significa “teto de vidro”, se refere às barreiras invisíveis que dificultam a promoção das mulheres na vida profissional. O objetivo da obra é contribuir com o enfrentamento das disparidades entre os sexos nos seus mais diversos aspectos, contribuindo para a superação ou redução das desigualdades de gênero. O livro, que conta com capítulos elaborados por especialistas nacionais e internacionais, será apresentado pelo seu organizador, o subprocurador-geral da República, Artur Gueiros. Com transmissão pelo canal TVIAB no YouTube, o lançamento será aberto pelo presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches. 

O vice-presidente da Comissão de Direito da Integração do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sérgio Sant’Anna, representou a entidade no evento As novas dinâmicas das relações Sul-Sul e os desafios da integração latino-americana, promovido pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBae), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última quarta-feira (24/4). Em sua palestra, o advogado apontou que os processos de integração e de desenvolvimento social na América Latina permanecem dependentes de medidas de governo: “Sabemos que a Constituição brasileira, por exemplo, tem um artigo que estabelece como princípio que rege as relações internacionais a possibilidade de articulação de uma estratégia latino-americana das nações. Mas, a exemplo do governo de Jair Bolsonaro, isso não significa necessariamente uma continuidade”. 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) debateu, nesta quinta-feira (25/4), a certificação de tabeliães para atuação como árbitros, mediadores e conciliadores, que foi instituída pela Lei 14.711/23. Durante o evento Arbitragem, mediação e métodos autocompositivos de conflitos no âmbito das serventias extrajudiciais, o tabelião do 8º Ofício de Notas da Capital do Rio de Janeiro, Gustavo Bandeira, afirmou que a mudança deve ser vista como uma oportunidade de democratizar a arbitragem, já que existem 13 mil cartórios no Brasil, que chegam a regiões do interior e oferecem preços mais acessíveis: “Essa capilaridade vai trazer uma grande facilitação porque o tabelião é uma pessoa qualificada e que tem uma estrutura mínima exigida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E ele trabalha com um preço tabelado. Com isso, a arbitragem pode ter valores não tão significativos, já que sabemos que ela é um processo caro”.

Page 1 of 5
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173