×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 126

Lançamento da Revista Digital do IAB

Dia 15/04/2009, às 18h - Local: IAB


A GESTÃO PAULO SABOYA/HENRIQUE MAUÉS apresenta aos associados e ao mundo a REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS, que a partir de hoje integra o site eletrônico da Instituição.
 
Esta apresentação se faz com muito entusiasmo. Foi um dos projetos prioritários do Presidente Paulo Saboya, concretizado pelo Presidente Henrique Maués. O evento insere efetivamente o IAB na rede mundial de informações, abrindo suas portas, concretamente, como produtor e difusor intelectual na área jurídica. 
 
É sabido que a utilização da mídia impressa está decrescendo aceleradamente. Recente pesquisa norte-americana dá conta disso. E são vários os fatores que estão contribuindo para esse fato. A um, a produção do papel como atividade negativa para o meio ambiente do planeta, atualmente objeto da preocupação de todas as pessoas que pensam. A dois, a limitação de espaço e o alto custo financeiro inerente às publicações impressas. A três, a quantidade enorme de novas informações que rapidamente cruzam as fronteiras internacionais, tornando difícil a publicação atualizada em tempo hábil, o que faz com que os interessados em determinado tema, ao invés de pesquisarem em bibliotecas, como antigamente, as mais das vezes se coloquem diante do computador.  A quatro, ao contrário dos materiais impressos que possuem um certo caráter fixo e finito, a publicação eletrônica concede aos autores, de um lado, a facilidade de inserção ou exclusão de palavras ou  redimensionamento do seu trabalho, e, de outro lado, podem os leitores alterar tamanho e tipografia do texto.
Ressalte-se, ainda, que o uso do e-mail, facilitando a transmissão de trabalhos a serem submetidos ao corpo editorial da revista eletrônica, para avaliação e revisão, assim como para solicitação e envio de separatas, elimina os custos convencionais correspondentes da publicação impressa e agiliza consideravelmente a comunicação.

Apesar dos debates acerca das vantagens e desvantagens das mídias impressa e eletrônica, é fato irreversível a utilização da tecnologia para pesquisas nos campos das ciências em geral. Cada dia maior se torna o acesso à rede. Cada dia maior é a aceitação das revistas eletrônicas e maior a relutância em se voltar ao formato impresso exclusivamente. E as Instituições se apressam para corresponder a esse anseio. Como exemplos, entre nós, temos as recentemente lançadas revistas eletrônicas "ATUALIDADES JURÍDICAS" DO CONSELHO FEDERAL DA OAB, REVISTA JURÍDICA DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA  e REVISTA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO - JUSTIÇA FEDERAL.

O IAB, pela sua incontestável importância no universo jurídico do país, não podia ficar indiferente ao progresso midiático. 
 
Dado importantíssimo, que certamente estimulará os associados a participarem, será a efetivação da medida expressa no art. 11 da  portaria IAB n. 51, verbis:

Portaria IAB nº 51, art. 11. - Após a publicação do primeiro número da REVISTA DIGITAL será providenciada a inscrição como publicação periódica reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT -, atribuindo-se um código ISSN exclusivo para o formato eletrônico da REVISTA.

Isso significa que a aquisição do selo ISSN tornará a nossa Revista Digital repositório oficialmente reconhecido. Esclarecendo: o ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297. O ISSN é operacionalizado por uma rede internacional. No Brasil. o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - atua como Centro Nacional dessa rede. O ISSN identifica o título de uma publicação seriada em circulação, futura (pré-publicação) e encerrada, em qualquer idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM etc). Relembre-se que publicação seriada é a que utiliza qualquer tipo de suporte, editada em partes sucessivas com designações numéricas e/ou cronológicas e destinadas a ser continuada indefinidamente. São exemplos de publicações seriadas: periódico, jornais, publicações anuais (relatórios, anuários, etc), revistas, memórias e monografias seriadas.

Por tudo isso, a Revista Digital ora lançada é assunto de extrema importância para o IAB. Pode e deve ser acolhida como um marco histórico na vida da estimadíssima Instituição. Até hoje, a nossa profícua produção intelectual restou restrita à apresentação e discussão em plenário e às publicações impressas - Folha e Revista do IAB, com edições limitadas. No máximo, quando aprovados, pareceres e moções são encaminhados às autoridades competentes. Sem desmerecer das demais publicações, que evidentemente terão seu lugar, foi criado pela atual gestão um espaço democrático por excelência para a divulgação da profícua produção intelectual dos associados do IAB. Quer se trate de reflexão doutrinária, quer se trate de contribuição ao aprimoramento da legislação nacional, a publicação eletrônica fará com que o IAB saia das tertúlias meramente acadêmicas para atingir universo inestimável de pessoas.

Por derradeiro, lembramos que a periodicidade será trimestral. As normas para envio e publicação dos artigos de associados se encontram no site: http://www.iabnacional.org.br/, também lançado hoje na sua nova versão, reformulado que foi para interagir de maneira mais abrangente com os usuários. Ficam os estimados associados convidados e até mesmo intimados a acessar o novo site e participar efetivamente da Revista Digital. O Conselho Editorial, em nome do qual falo, terá o maior apreço em receber  e analisar as contribuições. 
 
 E VIVA A NOSSA REVISTA DIGITAL!!!

 Claudete Barata