NOTÍCIAS

IABNEWS

Thursday, 17 March 2022 11:27

Sydney Sanches é eleito presidente do IAB para o triênio 2022/2025

Rita Cortez deposita seu voto de confiança em Sydney Sanches Rita Cortez deposita seu voto de confiança em Sydney Sanches

O 2º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, será o próximo presidente da Casa de Montezuma. No pleito com chapa única, ele foi eleito nesta quarta-feira (16/3) para ficar à frente do IAB no triênio 2022/2025. “Com a participação expressiva de consócios de todos os lugares do País, esta foi a primeira eleição eletrônica de uma instituição jurídica em nível nacional, o que a torna histórica”, ressaltou o presidente eleito. Com o encerramento da votação, que foi presencial e a distância, a Comissão Eleitoral, presidida por Sérgio Guimarães Riera e integrada por André Marques e Bernardo Gicquel, deu início, às 18h, à apuração dos votos eletrônicos e em cédulas. Menos de uma hora depois, foi anunciada a eleição da nova Diretoria do IAB, com 400 votos, 342 dos quais eletrônicos.

Em seguida, Sydney Sanches adiantou como será a sua gestão: “Daremos prosseguimento a todas as conquistas alcançadas pelo excelente trabalho conduzido pela presidente Rita Cortez em seus dois mandatos, priorizaremos a expansão das representações estaduais para consolidar o IAB como entidade nacional e iremos valorizar ainda mais a produção jurídica das nossas comissões temáticas sobre os relevantes projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, além de intensificar o acompanhamento dos processos legislativos”. Ainda de acordo com o próximo presidente, “como a situação brasileira continua muito delicada, o Instituto continuará cumprindo com muita atenção o seu papel de defesa das liberdades e dos interesses da sociedade”.

 

Adriana Brasil Guimarães leva a urna até Hermano de Villemor Amaral Filho


Decano do Conselho Superior do IAB, Hermano de Villemor Amaral Filho, de 101 anos, foi ao plenário histórico depositar o seu voto na urna e disse: “Estou muito triste com essa guerra, e a advocacia pode ajudar a garantir a paz no mundo”. Consócia há 41 anos, Flora Strozenberg, membro da Comissão de Direito Constitucional, comentou o trabalho realizado pelas últimas administrações, dizendo que “cada gestão foi melhor do que a anterior”. Ela acrescentou: “A de Rita Cortez, que conheço desde a época em que ela era uma estudante de Direito, foi um marco, pois deu uma dimensão nacional ao Instituto”. Sobre a próxima diretoria, ela falou: “Não conheço a metade das pessoas que estão na chapa, o que é um bom sinal de renovação”.

 

Flora Strozenberg


Gestão histórica – O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Felipe Santa Cruz, que acabou de deixar o cargo, também depositou o seu voto de confiança na nova diretoria e elogiou a atual administração: "É preciso reconhecer que foi uma gestão histórica a de Rita, porque o IAB cresceu muito nos últimos anos e foi um grande parceiro da Ordem, contribuindo com pareceres e posicionamentos políticos importantes, inclusive com a participação efetiva do Sydney, em quem voto com muita satisfação, na certeza de que será um grande presidente”.

 

Felipe Santa Cruz


Para o diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro, recém-nomeado presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical do IAB, "o Instituto se agigantou ainda mais nessa gestão que se encerra”. Segundo ele, “num momento tão terrível como o da pandemia, a presidente Rita Cortez, com a sua diretoria, conseguiu colocar o IAB em evidência, tratando de temas de enorme interesse nacional”. Ainda de acordo em ele, “Sydney Sanches tem o perfil perfeito para ser o continuador desse projeto que aproximou ainda mais o IAB dos interesses da cidadania”. 

 

Marcus Vinícius Cordeiro


O 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes, destacou o “êxito” alcançado pela atual diretoria. Segundo ele, “a gestão que termina teve o êxito de conseguir manter o IAB vivo na pandemia, com altos investimentos tecnológicos”. Segundo ele, “em relação à próxima gestão, a expectativa é a melhor possível, já que Sydney Sanches é um advogado altamente capacitado e traz consigo para a diretoria um grupo coeso para a realização de um grande trabalho”. 

 

Sergio Tostes


O representante do IAB em Sergipe, Sandro Mezzarano Fonseca, enfatizou o caráter nacional conquistado pelo Instituto. De acordo com ele, "a atual gestão proporcionou um momento de transformação no IAB, que passou a ter visibilidade nacional e maior capilaridade com as suas representações estaduais”. Conforme o advogado, “a expectativa é a de que a próxima gestão fortaleça ainda mais o trabalho das representações, para que os posicionamentos públicos do Instituto tenham ainda maior alcance”.

 

Sandro Mezzarano Fonseca


O presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Alexandre Bastos, também reconheceu o crescimento do Instituto nos últimos anos. De acordo com ele, "a presidente Rita Cortez deu ao IAB a ampla visibilidade que a entidade precisava frente às demais instituições jurídicas, além de fortalecer a repercussão dos pareceres jurídicos da Casa junto ao Congresso Nacional”. Sobre a próxima gestão, o advogado trabalhista disse que “Sydney Sanches sempre esteve ombreado com a Rita nesse trabalho e, certamente, dará continuidade aos grandes feitos alcançados”.

 

Alexandre Bastos vota eletronicamente na chapa única encabeçada por Sydney Sanches


A nova Diretoria do IAB também será integrada pelo 1º vice-presidente, Carlos Eduardo Machado; a 2º vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães; a 3º vice-presidente, Ana Amélia Menna Barreto de Castro Ferreira; o secretário-geral, Jorge Rubem Folena de Oliveira; os diretores secretários Antônio Laért Vieira Júnior, Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, Armando Silva de Souza e Benizete Ramos de Medeiros; o diretor Financeiro, Arnon Velmovitsky; a diretora Cultural, Leila Pose Sanches; a diretora de Biblioteca, Marcia Dinis; o orador oficial, Sergio Francisco de Aguiar Tostes; e os diretores adjuntos Adilson Rodrigues Pires, Luiz Felipe Conde, Carmela Grüne e Miro Teixeira.

 

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Marcus Vinícius Cordeiro, Sérgio Guimarães Riera e André Marques
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173