Sexta, 18 Setembro 2020 18:43

Sessão Solene terá entrega da Medalha Luiz Gama e lançamento de edição especial da Revista Digital 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará uma Sessão Plenária Solene na próxima quarta-feira (23/9), às 18h, no canal TVIAB no YouTube, para entrega da Medalha Luiz Gama ao presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Hélio das Chagas Leitão Neto; à jurista Maria Helena Diniz e à professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Ligia Fonseca Ferreira. Desenhada especialmente para o IAB por Oscar Niemeyer, em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade, a medalha é destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito. Na sessão, haverá também o lançamento da Revista Digital, edição especial 177 anos do IAB.  
Nascido em Salvador em 1830, Luiz Gonzaga Pinto da Gama era filho de mãe negra livre e pai branco, mas foi feito escravo aos 10 anos de idade e permaneceu analfabeto até os 17. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado "o maior abolicionista do Brasil". 

A professora Ligia Fonseca Ferreira possui doutorado pela Universidade de Paris 3 - Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. Na entrega da comenda, ela será saudada pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial do IAB, Humberto Adami. 

A representante institucional adjunta do IAB no Ceará, Ana Paula Araújo de Holanda, fará a saudação a Hélio das Chagas Leitão Neto, membro do IAB e conselheiro federal da OAB pela OAB/CE. 

Mestre e doutora em Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito pela PUC/SP, onde leciona no mestrado e no doutorado, Maria Helena Diniz será cumprimentada pelo representante institucional titular do IAB no Pará, André Augusto Malcher Meira.
 
A edição especial da Revista Digital do IAB será apresentada pela diretora responsável e coordenadora, Kátia Rubinstein Tavares, e pela coordenadora assistente, Larissa Clare Pochmann da Silva.