Quarta, 09 Outubro 2019 11:01

Seminário sobre os cem anos da Constituição de Weimar será realizado no dia 14/10

Estão abertas as inscrições para o seminário sobre Os cem anos da Constituição de Weimar e a atual crise de paradigmas na proteção aos direitos fundamentais, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará no dia 14 de outubro, das 16h às 18h, no seu plenário, no Centro do Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.iabnacional.org.br. Aos estudantes de Direito serão concedidas duas horas de estágio pela OAB/RJ.
Aprovada no dia 11 de agosto de 1919, na Assembleia Constituinte realizada na cidade de Weimar, a Carta Constitucional da Alemanha que vigorou até 1933 foi elaborada após o país ser derrotado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em termos de direito comparado, a Constituição de Weimar é reconhecida como uma das primeiras no mundo a garantir direitos aos trabalhadores.

Mais informações sobre o evento, organizado pela Comissão de Direito Constitucional do IAB, podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173. O IAB fica na Avenida Marechal Câmara, 210, 5º andar.

Veja a programação completa:

ABERTURA
Rita Cortez
Presidente nacional do IAB

PALESTRANTES
Ricardo Guanabara
Doutor em Ciência Política pelo Iuperj, professor do Iuperj, advogado e sociólogo

Manoel Messias Peixinho
doutor em Direito Constitucional pela PUC-Rio, membro da Comissão de Direito Constitucional do IAB, presidente da Comissão de Direito Administrativo do IAB e professor da PUC-Rio

Sérgio Sant’Anna
Professor da Ucam, procurador federal e presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB