NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 03 Dezembro 2019 19:18

Rita Cortez dá posse a 16 advogados e a uma professora universitária, em sessão extraordinária

Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Adilson Rodrigues Pires, Manoel Messias Peixinho, Claudia Tannus Gurgel do Amaral, Rita Cortez e João Theotonio Mendes de Almeida Júnior Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Adilson Rodrigues Pires, Manoel Messias Peixinho, Claudia Tannus Gurgel do Amaral, Rita Cortez e João Theotonio Mendes de Almeida Júnior
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, deu posse a 16 advogados, como membros efetivos, e à professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Claudia Tannus Gurgel do Amaral, como membro honorário, na sessão plenária extraordinária realizada nesta segunda-feira (2/12). “Casa do rigor intelectual, o IAB é fundamental nesta luta diária, da qual quero participar, para que a nossa frágil democracia, hoje ameaçada, não esmoreça”, afirmou a professora de Direito Financeiro e de Financiamento de Políticas Públicas da Uni-Rio. Ela foi indicada ao Instituto pelos presidentes das comissões de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires, e de Direito Administrativo, Manoel Messias Peixinho.
Adilson Rodrigues Pires destacou “a veia acadêmica impressionante” da nova consócia. Na sua saudação, Manoel Messias Peixinho elogiou a professora, destacou os posicionamentos políticos do IAB na atual gestão e comentou a situação no País. “A professora ClaudiaTannus é uma cabeça privilegiada, que chega neste momento em que tudo vai mal no País, inclusive com a destruição dos direitos sociais, mas encontra o IAB presidido por Rita Cortez, que tem se posicionado publicamente em defesa da democracia e dos direitos fundamentais”, afirmou o presidente da Comissão de Direito Administrativo, da qual a nova consócia fará parte. 

Para Rita Cortez, “com a chegada dos novos consócios, nesta sessão plenária extraordinária marcada exclusivamente para posses, o Instituto se fortalece ainda mais para enfrentar esse quadro grave e nebuloso”. Alguns dos novos membros foram indicados pela presidente do IAB, como, por exemplo, Henrique Lopes de Souza e Monica Alexandre Santos, seus sócios de escritório. Ambos atuarão na Comissão de Direito do Trabalho. Monica Alexandre Santos, que também foi levada ao Instituto pela 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, foi saudada pelo diretor de Relações com o Interior, Jorge Folena, seu amigo de infância. “Ela é uma verdadeira militante dos movimentos sociais, especialmente os voltados para a defesa das mulheres, dos negros e dos trabalhadores”, disse Folena.
 
Da esq. para a dir., Jorge Folena, Marcio Cordero, Adriana Brasil Guimarães, Henrique Lopes de Souza, Rita Cortez, Monica Alexandre Santos e Carlos Eduardo Machado



Sob ameaça – Na sua saudação ao plenário, Monica Santos afirmou: “Com muita alegria, recebi a indicação do meu nome para entrar no IAB neste momento em que a ordem jurídica está sob ameaça”.  Ela falou de sua admiração pela presidente do IAB. “Rita Cortez sempre me inspirou como ícone da advocacia trabalhista”, destacou. Henrique Lopes de Souza foi apresentado ao plenário pelo também colega de escritório Marcio Cordero. “É um advogado trabalhista atuante, que contribuirá muito com os trabalhos a respeito das mudanças na legislação que estão causando insegurança jurídica”, anunciou Cordeiro. Por sua vez, o novo consócio disse: “É uma noite especial para mim, especialmente por ter sido indicado por Rita Cortez, que sempre admirei e com quem muito aprendi na minha carreira”.

Proposto por Aurélio Wander Chaves Bastos, o advogado Leonardo de Tajaribe Ribeiro Henrique da Silva foi saudado por Kátia Tavares e reforçará a Comissão de Direito Penal. “A comissão ganha um novo integrante para a sua luta pelo sagrado direito de defesa”, comemorou a advogada. De acordo com o novo membro efetivo, “o Instituto é carregado de tradições e grande prestígio”.
 
Leonardo de Tajaribe Ribeiro Henrique da Silva


Discussões rasas – Sylvio Capanema de Souza recepcionou Joaquim Mentor de Souza Couto Junior, que teve o seu nome sugerido por Rita Cortez e integrará a Comissão de Direito do Trabalho, e Thiago Ferreira Cardoso Neves, indicado pelo orador e pelo diretor-secretário Antônio Laért Vieira Júnior. “O IAB precisa de novos membros, para que a sua perenidade seja garantida”, ensinou Capanema. “Fazer parte deste corpo de membros tão ilustres é uma honra”, admitiu Thiago Ferreira Cardoso Neves, que escolheu a Comissão de Direito Civil. Em sua manifestação, Joaquim Mentor ressaltou que “sendo o IAB a academia do Direito, sua importância é cada vez maior em tempos de discussões cada vez mais rasas”.
 
Da esq. para a dir., Joaquim Mentor de Souza Couto Junior, Adriana Brasil Guimarães, Sylvio Capanema de Souza, Thiago Ferreira Cardoso Neves, Rita Cortez e Carlos Eduardo Machado



A Comissão de Direito do Trabalho passará a contar, também, com os préstimos do advogado Roberto Dantas de Araújo, conduzido ao Instituto pelas mãos de Rita Cortez, Sydney Sanches e Leila Pose Sanches, sua colega de faculdade. “É um advogado respeitável e uma pessoa generosa, com uma força de trabalho enorme”, perfilou Leila Sanches. “Fui líder sindical, tive a honra de participar da Diretoria da Associação Carioca dos Advogados Trabalhista (Acat) na gestão sob a presidência de Rita Cortez e espero aprender muito com os colegas aqui no IAB”, discursou o novo consócio.
 
Leila Pose Sanches e Roberto Dantas de Araújo


Adriana Brasil Guimarães e o diretor-adjunto Eurico de Jesus Teles Neto assinaram as propostas para que os advogados Luciano Azevedo Caldas, da Diretoria Jurídica da Oi, e Claudia Aparecida Cavalari, que trabalhou no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio, se tornassem membros efetivos da Casa de Montezuma. “Comprometo-me a fazer jus a essa honrosa posição”, assumiu Claudia Cavalari, que fará parte da Comissão de Compliance e Governança. “É um orgulho integrar a mais antiga Casa Jurídica das Américas”, exaltou Luciano Caldas, que escolheu a Comissão de Direito Empresarial. Adriana Brasil Guimarães os saudou.
 
Claudia Aparecida Cavalari e Luciano Azevedo Caldas


Equilíbrio e honestidade – O ex-empresário Hélio Paulo Ferraz, de 73 anos, que começou a exercer a advocacia aos 69, tornou-se membro efetivo por sugestão apresentada ao plenário por Rita Cortez e Carlos Eduardo Machado. “Me formei e sempre quis atuar como advogado, mas meu pai exigiu que eu cuidasse das empresas da família, o que fiz praticamente a vida inteira”, relatou Hélio Ferraz, que optou pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. “O equilíbrio e a honestidade de caráter estão entre as principais características de Hélio Ferraz”, afiançou Carlos Eduardo Machado.
 
Hélio Paulo Ferraz

As integrantes da Comissão da Mulher ganharão a companhia de Sônia da Silva Oliveira Klausing, conhecida por ter participado do movimento que resultou na criação, em 1986, da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caixas, na Baixada Fluminense (RJ). “Ao indicá-la, a honra é minha”, disse Margarida Pressburger. Para Luciane Torres Santiago Cardoso, que também a indicou, “Sônia Klausing é uma militante da área de defesa dos direitos das mulheres”. 

“Dignidade ímpar”, acrescentou a desembargadora aposentada do TJRJ e advogada Ivone Caetano. “A casa de Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira e Rita Cortez é fundamental para que as mulheres continuem lutando por condições de igualdade com os homens”, disse da tribuna a nova consócia, citando a primeira mulher a presidir o IAB e a atual presidente.
 
Da esq. para a dir., Luciane Torres Santiago Cardoso, André Fontes, Margarida Pressburger, Sônia da Silva Oliveira Klausing, Adriana Brasil Guimarães e Rita Cortez



Aperfeiçoamento – Marcelo Ribeiro Nogueira vai para a Comissão de Direito Digital, presidida por Fernanda Sauer, que o indicou junto com Rita Cortez. “Com a sua grande expertise em tecnologia, vai acrescentar muito à comissão”, garantiu Sauer. O advogado falou sobre a importância do aperfeiçoamento em caráter permanente. “Vivo sempre na presunção de que podemos fazer hoje melhor que fizemos ontem”, disse Marcelo Ribeiro Nogueira. João Theotonio Mendes de Almeida Júnior também o saudou.
 
Fernanda Sauer, Marcelo Ribeiro Nogueira e Adriana Brasil Guimarães


A Comissão de Propriedade Intelectual contará com a participação da advogada Deborah Portilho, que ingressou no IAB graças à inciativa de Rita Corte e Alexandre de Carvalho Ayres, incumbido da saudação. Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ, Deborah Portilho falou do seu “prazer e orgulho” de ingressar no Instituto. Ao saudá-la, o proponente disse que “todas as áreas do Direito tem ligação com o Direito da Moda”.
 
Alexandre Ayes e Deborah Portilho


Presidente da Comissão de Filosofia do Direito, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) André Fontes cuidou da saudação ao novo consócio por ele indicado, como também aos três encaminhados ao IAB pela diretora-secretária Ana Tereza Basílio, sua esposa, que não pôde comparecer à sessão extraordinária. “Nenhuma civilização se consolidou sem garantir os direitos das mulheres”, afirmou André Fontes, que indicou, junto com Rita Cortez, a advogada Tatiana Moreira Naumann, que preferiu fazer parte da Comissão de Direito de Família e Sucessões. “Agradeço, principalmente, aos meus pais, dois combativos advogados, por ter chegado até aqui”, reconheceu Tatiana Naumann.
 
Tatiana Moreira Naumann


Foram sugeridos por Ana Tereza Basílio à Casa de Montezuma os nomes dos advogados Ana Paula Silva de Araujo, Marcos de Campos Salgado e Evie Nogueira e Malafaia, também indicada por Adriana Brasil Guimarães. “Admiro a presidente Rita Cortez, desde à época em que eu era estagiária e a via sustentando no Tribunal Regional do Trabalho do Rio”, revelou Ana Paula Silva Araújo, que se unirá às fileiras da Comissão de Direito do Trabalho.
 
Ana Paula Silva de Araujo


“É preciso acreditar e investir nas novas formas de resolução de conflitos”, defendeu Marcos de Campos Salgado, que escolheu atuar na Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. 
 
Marcos de Campos Salgado


Diretora de Comunicação Social da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO), com a qual o IAB firmou parceria na sessão ordinária do dia 24 de julho deste ano, Evie Nogueira e Malafaia esteve no plenário histórico naquela data, para a assinatura do Termo de Cooperação acadêmica e cultural entre as entidades. “Volto agora para me tornar membro do IAB”, disse.
 
Evie Nogueira e Malafaia








 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173