×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 128
Sexta, 14 Setembro 2018 01:55

Rita Cortez comparece à posse de Toffoli na Presidência do STF

Da esq. para a dir., Luiz Felipe Conde, Dias Toffoli e Rita Cortez Da esq. para a dir., Luiz Felipe Conde, Dias Toffoli e Rita Cortez
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, e o diretor-adjunto Luiz Felipe Conde compareceram à cerimônia de posse do ministro Dias Toffoli no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (13/9), em Brasília. Eleito no dia 8 de agosto último, Dias Toffoli também presidirá o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio 2018/2020. Aos 50 anos, Toffoli tornou-se o mais jovem integrante a presidir a Corte, desde o Império. Antes dele, esse título pertencia ao atual decano do STF, ministro Celso de Mello. Na cerimônia, o ministro Luiz Fux foi empossado como vice-presidente da Suprema Corte.

Participaram da solenidade os presidentes da República, Michel Temer, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado Federal, Eunício Oliveira, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados Brasil (OAB), Claudio Lamachia; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; parlamentares, ex-parlamentares, governadores, ministros de Estado, presidentes de Tribunais superiores e membros do Ministério Público, além de representantes da sociedade civil.

Dias Toffoli deixou o cargo de advogado-geral da União, que exerceu entre março de 2007 e outubro de 2009, para assumir vaga de ministro do STF. Desde então, tornou-se o 162º ministro na história do STF, assumindo a cadeira deixada pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, falecido em 1º de setembro de 2009.