NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 01 Abril 2023 01:17

Representante do IAB no Ceará lança livro que resgata casos de crianças vítimas da ditadura

Da esq. para a dir., Hélio Leitão e Sydney Sanches Da esq. para a dir., Hélio Leitão e Sydney Sanches

O representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no Ceará, Hélio Leitão, lançou o livro Crianças e adolescentes vítimas da ditadura no seminário Ditadura nunca mais, democracia sempre!, realizado na sede da OAB/RJ, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (31/3). A publicação revisita os 19 casos conhecidos de tortura de menores de idade ocorridos durante o regime militar. O número de vítimas, para Leitão, é ainda maior, já que a verdade completa sobre o período não é conhecida. O resgate da história, segundo o presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, que mediou o debate, se faz ainda mais necessário no atual cenário global de desinformação.

Da esq. para a dir., Luciano Bandeira, Hélio Leitão e Sydney Sanches

De acordo com Sanches, é fundamental reafirmar constantemente a importância do Estado Democrático de Direito e a dificuldade de mantê-lo. “É natural que as novas gerações se afastem da efetiva compreensão dos fatos, principalmente em um mundo, hoje, onde as questões são muito descartáveis”, disse o presidente. No aniversário de 59 anos do golpe, ele também lembrou dos ataques de 8 de janeiro: “Nós tivemos uma experiência no País com relação à incapacidade das pessoas de compreender que reafirmar os pilares democráticos de forma permanente é fundamental para que não se repita aquilo que aconteceu em 1964”. 

Diante de todas as violações cometidas pelo regime militar, Hélio Leitão afirmou que os ataques a crianças e adolescentes não recebem a atenção devida. “A comprovação de 19 casos de crianças brasileiras sequestradas e indevidamente apropriadas por amigos da ditadura, a par de outras tantas violações de direitos apuradas ao longo dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional da Verdade, talvez nos dê uma pálida ideia do que realmente possa ter acontecido. Há uma forte suspeita de que houve apropriação e adoção irregular de crianças em larga escala na Argentina”, afirmou.

Nascido da tese de doutorado de Leitão, o livro lançado no evento busca resgatar a história perdida: “O objetivo desse trabalho é manter acesa a chama da necessidade premente de que se complete o ciclo da justiça de transição no Brasil, em que se inclui a violação de direitos de crianças e adolescentes e sua reparação. Para que não nos esqueçamos e que não repitamos nunca mais”. Segundo o autor, o País viveu ao longo dos últimos quatro anos “o desmonte da Comissão da Anistia, o desmantelamento completo das políticas de Estado, de memória, verdade e justiça da ditadura".

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173