NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Sexta, 21 Outubro 2016 21:34

Rabino Eliezer Stauber fala no IAB sobre arbitragem no direito hebraico

A palestra do rabino Eliezer Stauber, da Sinagoga de Copacabana, sobre A Arbitragem no Direito Hebraico – uma tradição judaica de mais de 5 mil anos marcou o Ciclo de Debates da Arbitragem na História do Direito promovido, nesta quinta-feira (20/10), no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, presidida por Sergio Tostes, e o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). De acordo com Tostes, que conduziu a sessão, “o ilustre rabino expôs com riqueza de detalhes a prática da arbitragem pela comunidade judaica como uma forma de solução pacífica de conflitos, citando dados históricos e fatos concretos com invulgar capacidade de comunicação”.
Segundo o advogado, “na realidade, a arbitragem, tal como vem sendo aplicada nos dias de hoje, não difere muito daquela praticada secularmente”. Tostes disse também que “na história do direito também se aplica a Teoria de Lavoiser, segundo a qual nesse mundo nada se cria, tudo se transforma”. Ainda de acordo com ele, “a arbitragem e a mediação são uma prática milenar que ajudou a consolidar a civilização ocidental e renasce nos dias de hoje como uma solução alternativa para desafogar e agilizar o Poder Judiciário”.

O ciclo de debates pretende analisar as raízes históricas dos institutos da arbitragem e da mediação que antecedem a Justiça estatal como hoje é praticada. Participaram dos debates o 2º vice-presidente do IAB, Duval Vianna; o secretário-geral, Jacksonh Grossmann; o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, Gilberto Viana; a diretora secretária Adriana Guimarães, o diretor adjunto Carlos Roberto Schlesinger e a secretária geral do CBMA, Mariana Cuozzo, além de presidentes de diversas comissões do IAB.


Da esq. para a dir., Jacksonh Grossmann, Carlos Roberto Schlesinger, Eliezer Stauber, Sergio Tostes, Mariana Cuozzo, Adriana Guimarães, Duval Vianna e Gilberto Viana.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173