NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 29 Março 2023 23:34

Professores de Direito ingressam como membros honorários no Instituto dos Advogados

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Angela Dias, Marcos Palermo, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Angela Dias, Marcos Palermo, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ganhou dois novos membros honorários da Paraíba e do Rio de Janeiro. Marcílio Toscano Franca Filho e Marcos Pascotto Palermo, que são professores de Direito, ingressaram na Casa de Montezuma na sessão plenária desta quarta-feira (29/3). O presidente nacional do Instituto, Sydney Sanches, parabenizou os professores pela posse e afirmou que “é uma felicidade toda semana poder receber novos confrades e confreiras”. 

Paulo Fernando Pinheiro Machado

Indicado pelo representante do IAB no Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado, e pelo presidente da entidade, Marcílio Franca foi saudado por ambos. A entrada do paraibano, segundo Pinheiro Machado, vai ajudar no projeto de criação da Comissão de Direito da Arte, que está em andamento. “Costumamos dizer que o Brasil se singulariza no cenário internacional não pela posse de canhões, navios ou por um grande poderio financeiro, mas sim pelo poder da nossa cultura. Ninguém melhor para representar essa relação entre o Direito e a cultura do que Marcílio Franca”, afirmou.

O representante do IAB no Paraná também lembrou da relação de parentesco do empossado com o ex-presidente da República Epitácio Pessoa. De acordo com Pinheiro Machado, o sobrinho trineto do político, que também é autor de inúmeras obras da área do Direito, herdou de seu ilustre familiar a cultura e o talento jurídico. “Dois elementos que se destacam na obra de Marcílio Franca são a originalidade e a tradição. Originalidade porque foi o primeiro a trazer o Direito da Arte para o Brasil e a análise das artes visuais e seus elementos jurídicos. Há também um elemento de raiz, tradição e ancestralidade em sua obra”, disse o indicante. 

Marcílio Franca

O novo membro da Comissão de Direito Constitucional, que é docente do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), agradeceu aos confrades pela recepção. Ele lembrou da trajetória familiar no Instituto, já que Epitácio Pessoa também foi consócio honorário da Casa de Montezuma. “Sou grato à distinção de membro honorário deste cenáculo que me conferem. Comprometo-me a honrar a memória dos grandes juristas brasileiros que construíram a história do IAB, inspirado pelos mais lídimos ideais do paraibano Epitácio Pessoa”, agradeceu Franca. 

A Comissão de Filosofia do Direito ganhou o reforço de Marcos Palermo, que foi indicado pela diretora de Biblioteca do IAB, Marcia Dinis. O novo consócio foi saudado pela membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Instituto Angela Dias, que o definiu como um grande estudioso da História do Direito. Ela destacou que Palermo atua fortemente no mundo acadêmico, oferecendo pesquisas robustas, marcando presença em eventos e exercendo a docência. “É por tudo isso e muito mais, que eu precisaria discorrer por muito tempo, que recebo com muita honra o professor, e em breve doutor pela Uerj, Marcos Palermo. O IAB se sente honrado com a sua presença”, disse a advogada. 

O novo membro, que é professor da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e da Universidade Franciscana (UFN), afirmou que a Casa de Montezuma o ajudou mesmo antes da posse, durante pesquisas de arquivos sobre a História do Direito, objeto de estudo do seu doutorado em curso. “Assim como os personagens, nada são as instituições sem os ideais que professam concretizados em suas ações. Associo-me hoje a esse centenário Instituto orgulhoso de sua memória, comungando e comprometendo-me com as suas aspirações presentes e professando a fé que cada um dos confrades e confreiras deposita em seu futuro”, disse Palermo. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173