NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 28 Outubro 2021 00:51

Professor da Universidade de Coimbra e dois advogados tomam posse no Instituto

A partir do alto à esquerda, no sentido horário, João Proença Xavier, Lenice Kelner e Ladislau Domingues Porto Neto A partir do alto à esquerda, no sentido horário, João Proença Xavier, Lenice Kelner e Ladislau Domingues Porto Neto
O professor português João Proença Xavier, da Universidade de Coimbra, tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (27/10), conduzida pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, que o indicou à Casa de Montezuma. João Proença Xavier escolheu fazer parte da Comissão de Direito de Família e Sucessões. Na sessão, a presidente também empossou, como membros efetivos, os advogados Ladislau Domingues Porto Neto e Lenice Kelner, trazidos para o IAB por Marcia Dinis, presidente da Comissão de Criminologia, na qual os dois atuarão.
Ao saudar o novo membro honorário e ler o seu currículo, a secretária-geral do IAB, Adriana Brasil Guimarães, disse: “Como indica o seu vasto currículo, o professor da Universidade de Coimbra irá agregar muito ao nosso Instituto”. Na sua primeira manifestação como consócio, João Proença Xavier falou da sua “honra de fazer parte do IAB, que é a instituição jurídica mais antiga das Américas e uma das mais antigas da sua natureza em todo o mundo”. O professor português disse que recebeu “com alegria” a recomendação do seu nome aos demais consócios “feita pela presidente deste prestigiado instituto da advocacia brasileira, a estimada colega e amiga, Dra. Rita Cortez”. 

O novo membro honorário também disse: “Considero o meu ingresso no IAB um gesto de reconhecimento profissional, que sempre, com humildade, irei honrar”. A presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Aieta, fez questão de saudá-lo: “Sinto uma imensa alegria com a vinda do meu queridíssimo amigo João Proença, com quem já participei de várias jornadas acadêmicas e científicas por vários países e realizei diversas pesquisas”.

 

Grandes expoentes – Ao fazer a saudação aos novos membros efetivos, Marcia Dinis os apresentou como “dois grandes expoentes da área criminal”.  A respeito de Ladislau Domingues Porto Neto, a criminalista disse que ele “concentra os seus estudos nos temas relacionados aos aspectos jurídicos sobre o uso terapêutico da cannabis, participa de conferências e congressos nacionais e internacionais sobre o assunto e realiza pesquisas voltadas para a regulamentação de produtos à base da substância”. O novo consócio manifestou “a honra de estar diante de tantos advogados ilustres e de fazer parte da Comissão de Criminologia”. A respeito da escolha da comissão, ele disse: “Agradeço à minha madrinha Marcia Dinis, que abriu os meus olhos para que eu visse que a minha atuação, sem que eu soubesse, se dava no campo da Criminologia, que envolve estudos multidisciplinares”.

Sobre Lenice Kelner, professora da Faculdade de Direito da Universidade Regional de Blumenau e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da subseção da OAB/SC naquele município, Marcia Dinis disse: “É uma acadêmica que tem um currículo espetacular e trabalhos expressivos no campo da Criminologia, área de estudos que, nunca é demais ressaltar, é fundamental para o enfrentamento do poder punitivo”. 

A nova integrante da Comissão de Criminologia falou: “É uma grande alegria tomar posse nesse grandioso Instituto, que tem a sua sede numa linda e acolhedora cidade, da qual tenho ótimas lembranças, por conta do meu pós-doutoramento na Uerj, sob a orientação da grandiosa professora Vera Malaguti Batista”. Lenice Kelner também fez questão de ressaltar “a importância do IAB, que atua na defesa da democracia, da garantia dos direitos fundamentais e do culto à justiça”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173