Quinta, 12 Setembro 2019 14:38

Presidente exalta empoderamento feminino, em evento na subseção da OAB/RJ na Barra

Da esq. para a dir., Ana Tereza Basílio, Ana Beatriz Nogueira, Marcus Antonio Silva Soares e Rita Cortez Da esq. para a dir., Ana Tereza Basílio, Ana Beatriz Nogueira, Marcus Antonio Silva Soares e Rita Cortez Fotos: Ricardo Gatti
“O empoderamento e a sororidade se sobrepõem ao empreendedorismo feminino”, afirmou a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta quarta-feira (11/9), no seminário sobre Empreendedorismo feminino – vamos falar da mulher?, realizado pela 57ª subseção da OAB/RJ, em sua sede, na Barra da Tijuca. No evento, aberto pelo presidente da subseção, Marcus Antonio Silva Soares, e conduzido pela presidente da Comissão OAB Mulher Barra, Ana Beatriz Nogueira, Rita Cortez foi homenageada com a medalha Empreendedora Feminina, comenda da comissão.
A presidente do IAB fundamentou a sua opinião: “O empreendedorismo tem sido objeto de questionamento por boa parte da comunidade trabalhista, por ser utilizado para expressar a informalidade das relações de trabalhos, tanto para os homens quanto para as mulheres”. De acordo com Rita Cortez, “na advocacia e nas demais carreiras jurídicas, o empoderamento, ao garantir igualdade de oportunidades para as mulheres nos cargos de chefia e de coordenação, e a sororidade, por promover o respeito e a solidariedade entre nós, mulheres, têm sido mais relevantes do que o empreendedorismo”.
 
Ana Beatriz Nogueira e Rita Cortez


Fizeram palestras no seminário a vice-presidente da OAB/RJ e diretora-secretária do IAB, Ana Tereza Basílio; a presidente da Comissão de Seguridade Social do IAB, Suzani Andrade Ferraro; a doutora em Educação pela UFRJ Sonia Martins de Almeida Nogueira e a delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro Camila Lourenço de Oliveira.
 
Da esq. para a dir., Rita Cortez, Ana Tereza Basílio, Marcus Antonio Silva Soares, Camila Lourenço de Oliveira, Ana Beatriz Nogueira e Suzani Andrade Ferraro