NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 23 Agosto 2018 23:57

Presidente do IAB critica falta de partidos fortes na abertura do Seminário de Direito Eleitoral

“Num momento de total desencanto e frustração, a democracia no Brasil carece de partidos políticos fortes e de candidatos que, efetivamente, representem e defendam os anseios da população.” A afirmação foi feita pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cortez, nesta quinta-feira (23/8), no plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, na abertura do Seminário de Direito Eleitoral. O evento está sendo realizado em parceria pelo IAB e o TRF2 nas suas sedes e continuará nesta sexta-feira (24/8), no plenário do Instituto, com a participação de quatro ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O seminário foi aberto pelo presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, que fez a conferência inaugural sobre Partidos políticos. Na sua manifestação, Rita Cortez disse, também, que “é preciso debater com muita seriedade o sistema eleitoral e partidário e as ações dos órgãos de controle e fiscalização do processo eleitoral”. Ainda de acordo com a presidente do IAB, “com tantas propostas de reformas, a única que ainda não veio, porque não há interesse, é a reforma política”.

Também compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), desembargador Carlos Eduardo Fonseca Passos; o 1º vice-presidente do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), desembargador Nagib Slaibi Filho, e o diretor cultural do IMB, desembargador Sylvio Capanema de Souza.

Nesta sexta-feira, o evento será retomado, na sede do IAB, às 10h, pela presidente Rita Cortez. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE Carlos Mário da Silva Velloso fará palestra sobre O papel da Justiça Eleitoral na construção da democracia brasileira.

Após a palestra do ex-ministro, haverá o painel sobre Temas polêmicos de direito eleitoral, com a participação dos ministros do TSE Admar Gonzaga Neto, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach; do ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva; da presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Luciana Lóssio, ex-ministra do TSE; e do ex-ministro da corte eleitoral Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173