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Sexta, 24 Março 2023 18:08

Presença de mulheres no mercado de tecnologia aumentou, mas empresas ainda privilegiam homens

Da esq. para a dir., no alto, Ana Amelia Menna Barreto e Fernanda Rodrigues; embaixo, Raquel Saraiva e Sydney Sanches Da esq. para a dir., no alto, Ana Amelia Menna Barreto e Fernanda Rodrigues; embaixo, Raquel Saraiva e Sydney Sanches

A participação feminina no setor de tecnologia cresceu 60% nos últimos anos, mas as mulheres ainda não conquistaram espaço nas empresas. “Se pegarmos dados do IBGE, vemos que elas só fazem parte de 20% das vagas desse mercado. Então, onde estão essas mulheres? Existimos e queremos ser incluídas no debate”, disse a  coordenadora de Pesquisa do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), Fernanda Rodrigues. Durante a palestra Mulheres na governança da internet, promovida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta sexta-feira (24/3), a advogada também ressaltou que é importante enfrentar a desigualdade de gênero: “Não conseguimos lutar contra uma realidade que não nomeamos”. 

O webinar foi conduzido pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, que lembrou a relação do impacto da inclusão feminina dentro dos debates públicos. “Hoje, quando o tema da regulação das plataformas digitais é discutido no mundo inteiro, a governança na internet, seja no ambiente privado, seja por meio de governos ou de organizações não-governamentais, tem um papel fundamental para permitir que tenhamos uma qualidade de informação e de conteúdo”, disse. A presidente da Comissão de Inteligência Artificial e Inovação do Instituto, Ana Amelia Menna Barreto, mediou o debate, que também contou com a presença da diretora do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (Ip.rec), Raquel Saraiva. 

A área de tecnologia, segundo Fernanda Rodrigues, é um ambiente historicamente composto por homens brancos e heterossexuais. “É muito importante olhar para a diversidade e para a interseccionalidade quando falamos da inclusão de mulheres no espaço de governança na internet. As oportunidades de mulheres brancas são diferentes em relação a mulheres negras, indígenas e mulheres com deficiência”, ressaltou. Ana Amelia Menna Barreto destacou que, além de ouvir mulheres e incluí-las no cenário, é preciso que elas tenham efetivamente poder de decisão. 

Raquel Saraiva lembrou que o mercado ainda reproduz outros preconceitos: “Eu, como recifense, trago o recorte regional da discussão, porque mulheres das regiões Nordeste e Norte têm uma tendência de serem menos consideradas. Há uma predominância de participação nesses espaços de pessoas do Sudeste e, principalmente, no eixo Rio-São Paulo”. A pesquisadora afirmou que a diferença de dominância masculina no espaço de tecnologia remete ao período de formação, já que nas faculdades as mulheres muitas vezes também são minoria. “Isso tem reflexos, por exemplo, nas últimas demissões em massa feitas pelas empresas de tecnologia. Eu li em uma reportagem recente que mulheres foram a maioria das pessoas demitidas nessas empresas”, afirmou.

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