NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 27 Outubro 2016 22:13

Parecer contrário ao projeto que altera a Lei de Licitações

O parecer do relator Duval Vianna (foto), da Comissão de Direito Processual Civil, contrário ao projeto de lei 559/2016, de autoria da Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos do Senado e que altera a Lei de Licitações (8.666/93), foi aprovado pelos consócios do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária desta quarta-feira (26/10), conduzida pela 1ª vice-presidente, Rita Cortez. Pela proposta parlamentar, poderão constar dos contratos administrativos cláusulas que prevejam a adoção de meios alternativos de solução de controvérsias, como a arbitragem e a mediação, desde que estejam autorizadas no edital.
“Embora com o propósito evidente de incentivar a prática da arbitragem e da mediação nos contratos administrativos, o estabelecimento da previsão no edital configura uma condição limitadora”, argumentou Duval Vianna. De acordo com o relator, “ainda que a arbitragem e a mediação não estejam previstas no contrato, nada impede que venham a ser convencionadas em instrumentos à parte, posteriormente à contratação”. Segundo o advogado, “por outro lado, a eventual autorização no edital, como pretende o projeto de lei, poderá levar a Administração Pública a impor a cláusula, o que significará uma subversão absoluta dos institutos alternativos”.

Renúncia ao caminho judicial – Em seu parecer, Duval Vianna explicou a discrepância entre o PL e a Lei de Arbitragem. “Por meio da arbitragem, conforme a legislação, os litígios são resolvidos sem a intervenção de um juiz de direito ou de qualquer outro órgão estatal, pois as partes renunciam ao caminho judicial. Tanto é que se algum dos litigantes ingressa em juízo para dirimir a questão, a outra parte pode opor, com êxito, a exceção de arbitragem, o que leva à extinção do processo judicial sem exame do mérito”, explicou o relato.

De acordo com o advogado, “a adoção de uma cláusula declarando que as partes, em caso de divergência, recorrerão à arbitragem caracteriza a chamada cláusula vazia, originando um conflito prévio de penosa solução”, informou Duval Vianna, que completou: “Se as partes não convencionaram previamente a maneira de instituir o juízo arbitral, será necessário, se não houver consenso entre elas, propor uma ação para que o Judiciário disponha a respeito das regras da instituição da arbitragem, ou seja, para evitar o Judiciário, as partes deverão recorrer a ele”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173