NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 16 Junho 2021 23:44

Pandemia exige dos escritórios ‘planejamento e adaptação’, diz a presidente  

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de abertura virtual do IV Seminário do Instituto Brasileiro de Pequenos Escritórios de Advocacia (Ibpea), nesta quarta-feira (16/6), no canal da OAB/RJ no YouTube. “É fundamental a orientação, tanto na formação quanto no desenvolvimento da jovem advocacia, por parte dos pequenos e médios escritórios, que representam, no Rio de Janeiro, mais de 50% dos inscritos na Ordem”, afirmou a advogada trabalhista. De acordo com Rita Cortez, “agregam-se às dificuldades do passado as que vieram com a pandemia, situação que exige planejamento e adaptação dos escritórios para atuação nos segmentos, cada vez mais, especializados do Direito”. 
Realizado em conjunto com a Comissão de Qualificação da Gestão dos Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia da OAB/RJ e o Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), o evento tem o apoio do IAB e se estenderá até quinta-feira (17/6). O tema central é Gestão, mercado, tecnologia e novos modelos de advocacia desenvolvidas nos pequenos e médios escritórios. Também integraram a mesa virtual os presidentes do Ibpea, Tiago de Mello; da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e do Saerj, Cláudio Goulart; o secretário-geral da Seccional, Álvaro Quintão; a vereadora do Município de São Paulo Erika Hilton e a doutora pela UFRJ Katiuscia Ribeiro. 

A presidente nacional do IAB relacionou as medidas que, segundo ela, devem ser tomadas para o exercício da advocacia nos tempos atuais: “São necessários planejamento financeiro e tributário, gerenciamento administrativo, estratégias de crescimento, valorização de projetos de aperfeiçoamento profissional e combate à discriminação da advocacia feminina, como também da negra e da militante fora das grandes capitais, e ainda a superação dos obstáculos do acesso às novas tecnologias”.  

Ações conjuntas – Rita Cortez também defendeu que as entidades jurídicas prestem apoio a essas ações. “O IAB, a Ordem, o Saerj e o Ibpea, assim como todas as demais entidades de representação da advocacia, devem atuar em conjunto para o fortalecimento do exercício profissional dos que atuam nos pequenos e médios escritórios”, propôs a advogada. 

Na abertura do evento, que nos dois dias discutirá diversos assuntos, entre os quais A importância das cotas raciais, houve um esquete do ator e dramaturgo Déo Garcez, que protagoniza a encenação da peça Luiz Gama – uma voz pela liberdade. Rita Cortez elogiou a iniciativa e lembrou que o advogado, líder negro e personagem principal da peça, dá nome a uma das comendas do IAB.

Os demais painéis vão tratar de Ensino jurídico: reflexões, Comparativo entre o ensino jurídico brasileiro e os centros de excelência na Europa, O impacto da tecnologia na formação acadêmica, O ensino jurídico e os marcadores sociais da diferença, Gestão de pessoas e de conhecimento em organização profissional, Adequação dos escritórios à LGPD e Tecnologias de automação e ética na advocacia.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173