NOTÍCIAS

IABNEWS

Friday, 08 April 2022 16:34

Nota de pesar – Dalmo Dallari 

Nota de pesar – Dalmo Dallari  Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 90 anos, do jurista Dalmo de Abreu Dallari, ocorrida nesta sexta-feira (8/4), em São Paulo. Ele foi consócio do IAB, no qual ingressou em 1998, e homenageado com a Medalha Teixeira de Freitas. A principal comenda do IAB é outorgada pelo Conselho Superior em reconhecimento à relevância de trabalhos jurídicos publicados e à contribuição ao Direito e à Justiça. “Dalmo Dallari foi um dos grandes juristas do País, com reconhecimento internacional, que se notabilizou também como defensor de presos políticos”, afirmou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez. O jurista era casado com Sueli Dallari, tinha sete filhos, 13 netos e dois bisnetos. O velório será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde ele se formou em 1957 e da qual foi professor emérito. 

Dalmo Dallari nasceu em Serra Negra (SP), no dia 31 de dezembro de 1931. Aos 16 anos, foi morar com a família na capital. Ingressou na faculdade em 1953. Em 1963, concorreu à livre-docência em Teoria Geral do Estado. Aprovado, passou a integrar o corpo docente da Faculdade de Direito da USP em 1964, quando houve o golpe militar e a instalação da ditadura. A partir de então, o jurista se destacou na resistência ao autoritarismo e na defesa de presos políticos. A partir de 1972, ajudou a organizar a Comissão Pontifícia de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, que ganhou notoriedade pela defesa dos Direitos Humanos. 

Foi diretor da Faculdade de Direito da USP, de 1986 a 1990, ano em que passou a ocupar o cargo de secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura do Município de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina. O jurista foi colaborador da Folha de S. Paulo e publicou dezenas de artigos também em jornais e revistas especializados na área jurídica. Aposentou-se na USP, em 2001, quando foi publicado O futuro do Estado, considerado o livro de maior destaque da sua bibliografia.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173