NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 28 Junho 2022 16:41

Nota de pesar – Condorcet Pereira de Rezende

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar e lamenta a perda do consócio Condorcet Pereira de Rezende, ocorrida nesta terça-feira (28/6), no Rio de Janeiro, aos 91 anos. Carioca, nascido em 29 de novembro de 1930, era um dos expoentes do Direito Tributário e Societário. Entrou para o IAB em dezembro de 1962, foi diretor secretário de 1972 a 1974 e era membro da Comissão de Direito Financeiro e Tributário. “Condorcet deixa uma grande história para a advocacia. Um advogado elegante, de raro conhecimento jurídico, tributarista e fundador de um dos escritórios mais tradicionais do Brasil”, afirmou o presidente nacional do IAB, Sydney Sanches.

Em 1985, Condorcet Rezende foi agraciado com a Medalha Levi Carneiro, concedida aos membros do IAB com mais de 30 anos de filiação e em reconhecimento da participação ativa e da contribuição para o engrandecimento e projeção do Instituto na comunidade jurídica nacional. Graduado pela antiga Faculdade Nacional de Direito, atual UFRJ, em 1957, foi professor de Legislação Tributária da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas; da Faculdade de Administração e Finanças da Uerj; do mestrado de Planejamento Tributário Internacional da FGV-Rio e do mestrado em Direito Tributário da Universidade Cândido Mendes.

Sócio fundador do Ulhôa Canto Advogados, coordenou as obras Estudos de Direito Tributário em homenagem à memória de Gilberto Ulhôa Canto, em 1998, e Estudos tributários, em homenagem aos 50 anos da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), em 1999. Teve também intensa participação em entidades associativas, como o IAB, a ABDF, o Instituto Latino Americano de Direito Tributário (LADT) e a International Bar Association (IBA), entre outras.

Condorcet Pereira de Rezende era casado com Mariângela de Rezende e teve cinco filhos: Rodrigo, Guilherme, Patrícia, Eduardo e Bernardo, mais conhecido como Bernardinho do Vôlei. O velório será nesta quarta-feira (29/6), no Salão Celestial do Crematório Memorial do Carmo, no bairro do Caju, a partir das 10h. A cremação está prevista para as 11h.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173