NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 09 Março 2023 11:15

No Dia da Mulher, luta feminina por direitos igualitários é exaltada no IAB

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Adriana Guimarães e Ludmila Maia Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Adriana Guimarães e Ludmila Maia

A sessão plenária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desta quarta-feira (8/3) foi marcada pelas celebrações do Dia Internacional da Mulher. A trajetória de luta feminina pelo reconhecimento de direitos políticos foi destacada pela 2ª vice-presidente da entidade, Adriana Brasil Guimarães, que presidiu a reunião. “Ainda lutamos por outras conquistas, pelo fim da violência contra a mulher, pelo fim da criminalização do aborto, pelo fim da discriminação contra homossexuais, pelo fim da discriminação de religião, sexo e cor, pela igualdade dos salários e pelo incentivo à ascensão aos postos de comando”.

O reconhecimento do empenho feminino, segundo a advogada, deve ser o foco de homenagem do dia. “A mulher deste nosso século deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social”, completou.


Em mensagem enviada por vídeo, o presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, ressaltou que a busca pela paridade de gênero em todas as camadas da sociedade deve estar na agenda de todos. “Neste ano, a ONU escolheu como tema a inclusão digital para avançar na igualdade de gênero. Valer-se das ferramentas digitais para diminuir a discriminação e a intolerância contra as mulheres é fundamental”, disse Sanches, destacando o histórico de trabalho na defesa feminina encabeçado pelas associadas do Instituto. Assista ao vídeo completo no Instagram do IAB.

Sergio Tostes

No entanto, como lembrou o orador oficial do Instituto, Sergio Tostes, nem tudo são flores. As mulheres ocupam menos de 25% dos cargos de desembargadores e ministras nas Cortes do Brasil, segundo levantamento feito pelo portal Migalhas. “Assim, nós vemos como ainda estamos desiguais e como a nossa capacidade de conviver com o presente ainda está em descompasso nos nossos tribunais, especialmente nos tribunais superiores”, disse o orador. Ele também lembrou que há avanços: as magistradas são maioria no TJ-RJ. “Não estamos aqui apenas para elogiar, saudar e mandar flores às mulheres. A mulher tem a responsabilidade de enxergar as desigualdades e fazer com que as injustiças sejam consertadas”, acrescentou.

Debora Martins

A busca pelos direitos igualitários para mulheres é especialmente cara à Comissão dos Direitos da Mulher do IAB, que atua continuamente na pauta. Na celebração, a presidente do grupo, Rita Cortez, saudou as consócias do Instituto através de uma mensagem lida pela 2ª vice-presidente da comissão, Debora Martins. “A luta de todas as mulheres contra a dominação e a opressão masculinas significa uma luta pela igualdade de direitos e pela emancipação social. É, na realidade, uma luta geral das camadas sociais mais vulneráveis e desfavorecidas no sistema capitalista em prol da democracia participativa”. 


A diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, também deixou uma saudação para as confreiras. “Hoje é dia de festejar conquistas e de refletir sobre as nossas lutas cotidianas, para garantir o respeito do espaço feminino na sociedade. E essa reflexão deve ser de todos, homens e mulheres. Temos muito a avançar, mas tenho certeza que seguiremos firmes e honrando a nossa história”, afirma o texto lido pela membro da Comissão dos Direitos da Mulher Ludmila Schargel Maia. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173