NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 01 Março 2021 22:18

Nelson Joaquim agora é nome de rua no Rio de Janeiro

Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 1991, Nelson Joaquim, que morreu aos 75 anos, em junho do ano passado, agora é nome de rua da cidade do Rio de Janeiro. A Rua Nelson Joaquim fica no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste. A respeito da homenagem póstuma, o desembargador federal André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), presidente da Comissão de Filosofia do Direito do IAB, da qual o advogado era o 3º vice-presidente, afirmou nesta segunda-feira (1º/3): “Nelson Joaquim foi um dos homens mais ativos do País no combate à discriminação racial e na luta pela igualdade, e para isso usava métodos muito parecidos com os empregados por Martin Luther King e outros iluminados personagens da história”.
O Decreto 48.538/2021, estabelecendo a mudança do nome do logradouro, que se chamava Rua Nove, foi publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (25/2). Ainda a respeito do modo de atuação do advogado, que integrava a Comissão de Igualdade Racial, da qual também faz parte, o magistrado disse: “Foi um dos homens mais educados que conheci, pois respeitava o diálogo e contra-argumentava com inteligência e elegância, razão pela qual recebeu essa merecida homenagem póstuma”.  

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o advogado foi agraciado pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae), em 2008, com o Prêmio Destaque em Direito Educacional, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação no Brasil. Nelson Joaquim tinha pós-graduação com especialização em Direito Civil, Romano e Comparado pela UFRJ e em Educação a Distância pelo Senac-Rio, além de mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF).  

Foi professor de Metodologia da Pesquisa do Projeto de Educação a Distância, na Associação Educacional São Paulo Apóstolo, e de Introdução ao Direito Educacional, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atuou como professor convidado do Instituto Justiça Negra – Luiz Gama, com sede no Rio de Janeiro.  

Nelson Joaquim é autor do livro Direito educacional brasileiro – história, teoria e prática e dezenas de artigos, entre os quais A educação e o meio ambiente à luz dos direitos da personalidade, Igualdade e discriminação e O ensino e os desafios do Direito Educacional brasileiro.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173