Quinta, 04 Novembro 2021 21:10

Membro do IAB toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

Humberto Theodoro Junior Humberto Theodoro Junior
Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o advogado e professor Humberto Theodoro Junior tomou posse como integrante da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ) nesta quinta-feira (4/11), em solenidade virtual que contou com a participação da presidente nacional do IAB, Rita Cortez. O novo integrante da ABLJ, que é professor titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor de mais de 50 livros, passou a ocupar a cadeira 46, cujo patrono é Epitácio Pessoa, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente da República. O último a ocupá-la foi o jurista José Carlos Barbosa Moreira. 
“O professor Humberto Theodoro Júnior é, sem dúvida alguma, um dos maiores processualistas do País; seus livros são obras clássicas do Direito”, afirmou Rita Cortez. De acordo com a advogada trabalhista, “não poderia haver melhor nome para a sucessão do mestre José Carlos Barbosa Moreira”. A solenidade foi conduzida pelo presidente da ABLJ, Francisco Amaral, membro da Comissão de Filosofia do Direito do IAB. Dentre as autoridades que participaram virtualmente da solenidade estava a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi. 

 
Rita Cortez


Humberto Theodoro Junior dedicou o discurso de posse ao seu antecessor, mencionando a defesa que o jurista fazia da autonomia do magistrado na instrução dos processos: “O grande professor sempre ressaltou que não se pode concordar com aqueles que veem como quebra da imparcialidade o ato do juiz que, de ofício, determina a produção de determinada prova”. O acadêmico enfatizou que, “conforme defendido pelo jurista, tal postura não desequilibra a balança da Justiça; ao contrário, pode concorrer para reequilibrá-la, até porque o juiz, consciente de sua missão, que é a de distribuir justiça, necessariamente quer que saia vencedor o litigante que tem o melhor direito, e não o que tem mais recursos ou o melhor advogado”.  

A saudação ao novo membro da ABLJ foi feita pelo acadêmico Aluísio Gonçalves de Castro Mendes, desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). “A vida e a obra do professor Humberto Theodoro Junior são conhecidas e admiradas por todos”, destacou o magistrado, que acrescentou: “Não se trata de uma obra acabada, pelo contrário, pois ele se encontra extremamente ativo, advogando intensamente, proferindo conferências memoráveis e projetando o futuro do Direito”.