NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 28 Junho 2022 00:17

Livro que retrata tempos sombrios no Brasil com foco nos sistemas penais é lançado no IAB

Da esq. para a dir., Marcia Dinis, Sydney Sanches e Márcio Barandier Da esq. para a dir., Marcia Dinis, Sydney Sanches e Márcio Barandier

O lançamento do livro Política criminal em tempos sombrios, realizado nesta segunda-feira (27/6), no plenário histórico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) com transmissão pelo canal TVIAB no YouTube, reuniu muitos dos principais especialistas em Direito Penal e Criminologia do País. Ao abrir o evento, o presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, referiu-se à coletânea de artigos como “uma publicação muito especial, obra muito apropriada aos tempos que vivemos”. Também compôs a mesa do evento o presidente da Comissão de Direito Penal, Márcio Barandier.

Idealizadora do projeto Saindo do Prelo, que já lançou mais de 30 livros durante a pandemia, a diretora de Biblioteca e presidente da Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis, definiu a obra como “uma produção acadêmica comprometida com a defesa de instituições democráticas”. Segundo ela, “os tempos estão muito sombrios, o título e os debates são atualíssimos”. O livro, editado pela Lumen Juris, com quase 800 páginas e artigos de 60 autores, tem apresentação do jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni e prefácio da professora de Criminologia Vera Malaguti Batista. 

Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho

Política criminal em tempos sombrios foi organizado pelos professores Roberta Duboc Pedrinha, João Ricardo Wanderley Dornelles, que participou virtualmente de Portugal, e Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, representante do IAB em Santa Catarina. Graziano, que é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disse que os textos do livro não foram escritos recentemente, mas “são artigos extremamente profundos e que, infelizmente, vão nos servir como orientação e reflexão durante muito tempo”.

João Ricardo Wanderley Dornelles

Transformar o mundo – João Ricardo Dornelles, mestre em Direito pela PUC-Rio, ressaltou a importância do debate, “principalmente em tempos tão sombrios como os que estamos vivendo, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro”. Para Dornelles, são “tempos de medo, de avanço de diversas formas de fascismo, mas também tempos de esperança, tempos de vislumbrar a possibilidade de transformações, o que, portanto, exige luta de todos nós, principalmente daqueles que atuam no campo da justiça”. Segundo ele, “não basta pensar o mundo; é preciso pensar o mundo para transformá-lo, e esse é o nosso papel”. 

Roberta Duboc Pedrinha

Roberta Duboc Pedrinha, que é vice-presidente da Comissão de Criminologia do IAB, concordou que “tempos sombrios também se fazem tempos de resistência, que nos forçam a seguir adiante”. Para ela, tempos sombrios se repetem, mas também são rompidos. “E nós estamos vivenciando agora momentos de rupturas e de grande indignação da sociedade”, afirmou. Pedrinha acrescentou que Política criminal em tempos sombrios “fornece ferramentas para refletirmos sobre a nossa realidade”. Citando o advogado criminalista Nilo Batista, ela disse que “o fascismo, os tempos sombrios adentram pelas armas, pelas mãos do Direito Penal”. A partir desses desafios, segundo ela, “partimos para as alternativas”.

 

Também participaram do evento, presencial ou virtualmente, falando sobre os temas dos seus artigos, os seguintes autores: Mariana de Assis Brasil e Weigert, André Luiz Nicolitt, Andrea Tourinho Pacheco de Miranda, Lenice Kelner, João Carlos Castellar, Kátia Rubinstein Tavares, Thiago Celli Moreira de Araújo, Victoria Amália de Sulocki, Sergio Chastinet Duarte Guimarães, Guilherme Gustavo Vasques Mota e Marcia Dinis.

Para acessar o Sumário e conhecer todos os temas e autores da coletânea Política criminal em tempos sombrios clique no link abaixo.

 

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173