NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 19 Novembro 2021 23:04

Juiz, defensora pública e quatro advogados tomam posse em sessão extraordinária 

 A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, Andrea Tourinho Pacheco de Miranda, Maria Nazareth da Penha Vasques Mota, Claudio Joel Brito Lóssio. Carlos Alexandre O´Donell Mallet e Bartira Macedo de Miranda A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, Andrea Tourinho Pacheco de Miranda, Maria Nazareth da Penha Vasques Mota, Claudio Joel Brito Lóssio. Carlos Alexandre O´Donell Mallet e Bartira Macedo de Miranda
O ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre (RS), e a defensora pública Andrea Tourinho Pacheco de Miranda, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, tomaram posse como membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão extraordinária virtual realizada nesta sexta-feira (19/11). Na sessão, conduzida pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, também foram empossados, como membros efetivos, os advogados Bartira Macedo de Miranda, Carlos Alexandre O'Donell Mallet, Claudio Joel Brito Lóssio e Maria Nazareth da Penha Vasques Mota. 
Indicado ao IAB pelos consócios Frederico Price Grechi e Fabrício Fernandes de Castro, o juiz escolheu atuar na Comissão de Direito Ambiental. “O colega, mais do que magistrado, é um jurista e conferencista internacional com grande capacidade de elevar ainda mais o nome do IAB e reforçar as atividades desenvolvidas pela comissão”, afirmou Fabrício Fernandes de Castro, que também é juiz. O advogado Frederico Price Grechi destacou: “É um estudioso do Direito Ambiental e professor visitante de universidades brasileiras e internacionais, entre as quais as universidades de Harvard e Columbia”. 

Na sua primeira manifestação, o juiz Gabriel de Jesus Tedesco Wedy disse: “Ingressar como membro honorário do IAB não é algo trivial, afinal, trata-se da mais antiga instituição de estudos jurídicos das Américas, pela qual já passaram Ruy Barbosa e Clóvis Bevilácqua, e que nos últimos anos alcançou um grande crescimento, o que só aumenta a responsabilidade de integrar os seus quadros e atuar na defesa da democracia brasileira”. 

A defensora pública Andrea Tourinho Pacheco de Miranda optou pela Comissão de Criminologia, presidida por Marcia Dinis, que a trouxe para o Instituto. “A defensora atua na Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, onde realiza um trabalho hercúleo em defesa dos excluídos, o que lhe dá uma grande bagagem para nos ajudar na luta contra esse punitivismo perverso que atinge o País”, afirmou Marcia Dinis. Andrea Tourinho Pacheco de Miranda falou da sua “alegria de ingressar no IAB, que se destaca na defesa dos menos favorecidos e das liberdades democráticas, sobretudo neste momento tão temeroso de políticas criminais que exacerbam no encarceramento”. 

 

Produção intelectual – Os advogados Bartira Macedo de Miranda, Maria Nazareth da Penha Vasques Mota e Carlos Alexandre O'Donell Mallet também escolheram a Comissão de Criminologia. Marcia Dinis apresentou Bartira Macedo de Miranda como “a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, possuindo uma ampla produção intelectual, especialmente no âmbito da segurança pública”. A nova consócia disse: “Também sou baiana, mas já estou em Goiás há 35 anos, e me sinto honrada em poder trabalhar em prol das ciências jurídicas e de um sistema criminal mais justo que assegure direitos e garantias a todos”. 

Ao saudar Maria Nazareth da Penha Vasques Mota, a presidente da Comissão de Criminologia se referiu a ela como “promotora de Justiça aposentada, uma pessoa queridíssima e excelente professora e advogada”. A advogada amazonense, que tomou posse reunida com amigos e familiares na sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA-AM), falou sobre a importância da Criminologia: “É um instrumento fundamental para a análise crítica das políticas de controle social”. 

O carioca Carlos Alexandre O'Donell Mallet foi apresentado por Marcia Dinis como “um grande advogado que, ao mesmo tempo, também é um profundo conhecer de literatura, especialmente a russa, com uma respeitável cultura que trará para a Comissão de Criminologia”. O novo consócio manifestou o seu orgulho de fazer parte da Casa de Montezuma: “O IAB sempre esteve à frente da defesa do estado democrático de direito, o que muito me orgulha, agora como membro efetivo, de poder atuar nesse momento em que a democracia brasileira precisa muito ser protegida”.  

O advogado cearense Claudio Joel Brito Lóssio preferiu se juntar aos membros da Comissão de Direito do Consumidor, presidida por Vitor Greijal Sardas, que o indicou ao IAB. “Como disse Saint-Exupéry, a grande capacidade das profissões é a qualidade que elas têm de unir as pessoas, sendo uma alegria ter conosco Claudio Joel Brito Lóssio, que tem como principal mérito ser uma figura incansável no estudo e no trabalho”, perfilou. “Agradeço a enorme generosidade com que sou recebido e manifesto a minha alegria de poder participar dos trabalhos tão importantes que o IAB realiza”, devolveu Claudio Joel Brito Lóssio. 

A posse de Maria Nazareth da Penha Vasques Mota foi prestigiada por vários colegas amazonenses, dentre os quais o representante estadual do IAB, Aniello Aufiero; a presidente da CAA-AM, Aldenize Aufiero; o consócio Cassius Clei Farias de Aguiar; o presidente eleito da OAB/AM, Jean Cleuter de Mendonça; o procurador aposentado Oldeney de Sá Valente; a procuradora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral e a procuradora da Receita Federal Omara Gusmão. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173