NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 06 Abril 2023 01:15

Instituto dos Advogados homenageia consócios com a Medalha Levi Carneiro

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Victor Farjalla, Sergio Tostes, Eduardo Kalache, Dea Rita Matozinhos, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Victor Farjalla, Sergio Tostes, Eduardo Kalache, Dea Rita Matozinhos, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

Os advogados Victor Farjalla, Dea Rita Matozinhos Oliveira e Eduardo Antonio Kalache receberam a Medalha Levi Carneiro nesta quarta-feira (5/4). Os mais de 30 anos de filiação e os destacados serviços prestados ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foram reconhecidos em cerimônia realizada no plenário histórico e conduzida pelo presidente nacional da entidade, Sydney Sanches. No ano em que a Casa de Montezuma completa 180 anos, o dirigente lembrou que a celebração de seus membros é de suma importância: “As homenagens estão dentro da linha do que nos propusemos a fazer com relação a prestigiar os consócios, especialmente aqueles que prestaram boa parte de suas vidas ao trabalho no Instituto”.

Sanches também destacou que a comenda resgata a memória de Levi Carneiro como um movimento de exaltação dos grandes patronos do IAB. No mesmo sentido, o orador oficial do Instituto, Sergio Tostes, lembrou que o nome da medalha demonstra o peso do reconhecimento profissional e associativo que ela carrega. “Ele foi um dos maiores juristas do País, além de ex-presidente do IAB. Dea, Vitor e Eduardo são profissionais da estirpe de Levi Carneiro. Tal como Levi, seus nomes estão inseridos no panteão dos grandes advogados brasileiros”, disse Tostes.


Dea Rita Matozinhos

Em seu discurso de agradecimento, Dea Rita Matozinhos afirmou que o reconhecimento é motivo de grande emoção e gratidão: “O nome da Medalha Levi Carneiro aumenta o peso da responsabilidade. O nosso Levi lembrava que não há, para a inteligência humana, preocupação mais sã do que o Direito”. A advogada lembrou do discurso do jurista por ocasião de sua entrada na Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1937. Segundo ela, o notável saber do advogado permanece atual no mundo de hoje, permanecendo o encanto da defesa como um grande ensinamento de Levi Carneiro para os colegas de profissão. 

Victor Farjalla

Victor Farjalla rememorou o tempo de participação no Instituto e destacou o sentimento de gratidão pelo período em que ocupou cargos na diretoria da Casa de Montezuma. “Estou extremamente agradecido por esta honraria muito grande e inesquecível. Nós contribuímos com um sexto da idade do IAB e isso não é pouco”, afirmou. O mesmo balanço foi feito por Eduardo Kalache, que ressaltou a satisfação de olhar para o passado e perceber que todas as coisas se sucederam com êxito. 

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Sergio Tostes, Eduardo Kalache, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

“O recebimento deste prêmio me fez refletir sobre a minha vida e a primeira coisa que eu encontrei foi um documento de quase 60 anos. Eu convivi durante alguns meses com nosso querido dono da medalha em um curso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 1969”, contou Kalache. O advogado destacou a importância de Levi Carneiro para a categoria e também direcionou a saudação aos confrades e confreiras já agraciados pela comenda. Os colegas, segundo Kalache, além de companheiros de medalha, são parte de sua vida na advocacia. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173