NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 04 Março 2021 01:59

IAB rejeita PEC que acaba com obrigatoriedade de inscrição nos conselhos profissionais 

Eric Santos Andrade Eric Santos Andrade
O Plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (3/2), dois pareceres que consideram inconstitucional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019. De iniciativa do Poder Executivo, a proposta acaba com a obrigatoriedade de inscrição nos conselhos para o exercício profissional. “A PEC traz enorme insegurança jurídica e fragiliza os conselhos profissionais, como a OAB, que fiscaliza a advocacia e exerce um papel social fundamental na administração da justiça, conforme previsto no artigo 133 da Constituição”, afirmou Eric Santos Andrade, da Comissão de Direito Administrativo, autor de um dos pareceres. O outro parecer foi produzido por Thiago Morani, da Comissão de Direito Constitucional. 
O Poder Executivo, na justificativa da PEC 108/2019, argumentou que os conselhos profissionais não integram a estrutura da administração pública, nem são autarquias, o que dispensaria a obrigatoriedade da inscrição para ficar garantido o direito ao exercício profissional. Eric Santos Andrade refutou a argumentação: “O STF já entendeu que é impossível delegar atividade de poder de polícia, tributação e persecução disciplinar a entidade privada, logo os conselhos profissionais possuem a natureza jurídica de autarquia necessária para a função”. 

O relator colocou a questão dentro de um contexto histórico. “A partir da Constituição de 1934, o exercício livre de qualquer profissão passou a ser condicionado a pressupostos estabelecidos por lei”, disse ele, que complementou: “Mas, com a Constituição de 1946, foi reconhecida a possibilidade de o Estado delegar o exercício de funções relativas à livre associação profissional”, explicou. “Desde então, a União é quem institui, por meio de lei específica, autarquias para o exercício descentralizado dessas atividades regulamentadoras e fiscalizadoras do exercício profissional”, finalizou. 

O relator Thiago Morani não pôde participar da sessão ordinária. A sustentação oral do seu parecer foi feita por Jorge Folena, também membro da Comissão de Direito Constitucional. Em seu parecer, o relator também classificou como inconstitucional o fim da obrigatoriedade da inscrição nos conselhos para o pleno exercício profissional. 

 
Jorge Folena


Ao mesmo tempo, ele considerou constitucional outro trecho da PEC, o que inclui o art. 174-B na Carta Magna. Conforme a redação do dispositivo, “os conselhos profissionais são pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e atuam em colaboração com o Poder Público”.  

Ao opinar pela constitucionalidade do artigo, o relator disse que a mudança “possibilita a transformação das atuais autarquias especiais em pessoas jurídicas de direito privado, constituídas por lei e com atividade de poder de polícia delegada, o que poderá fortalecê-las”. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173