NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 30 Setembro 2020 21:52

IAB participa da organização de livro com o Departamento de Direito da UAL

Reflexos da Revolução Liberal do Porto no constitucionalismo brasileiro será o título da coletânea de artigos que está sendo organizada pelo projeto 'Pensar a Justiça', o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas Ratio Legis e o Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), em parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e outras entidades. A obra irá tratar da influência mútua entre Portugal e Brasil na elaboração das Constituições portuguesas de 1822 e 1826, e, entre elas, a Constituição brasileira de 1824. Os interessados em publicar artigos deverão ser mestres em Direito e enviá-los até o dia 30 de novembro deste ano para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . Clique aqui e acesse o edital publicado no site do IAB. 
“A coletânea de artigos capitaneada pelo Departamento de Direito da UAL, com participação do IAB, a convite do professor e membro honorário do Instituto Alex Sander Xavier Pires, é uma iniciativa inédita e de extrema importância, posto que nos coloca em destaque na literatura jurídica internacional”, ressaltou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Ainda de acordo com a advogada, “a iniciativa consolida também a parceria acadêmica firmada pelo IAB com essa relevante e tradicional instituição universitária de Portugal”. 

O advogado e professor brasileiro radicado em Portugal Alex Sander Xavier Pires, fundador do projeto 'Pensar a Justiça', também falou sobre a sua expectativa a respeito do livro. “A iniciativa faz parte das comemorações pelos 200 anos da Revolução Liberal do Porto e da gênese do constitucionalismo brasileiro por uma visão mais direcionada aos reflexos internos., disse”.  Segundo ele, "a intenção, ao organizar a obra conjuntamente com o amigo e colega, professor doutor Pedro Trovão do Rosário, advogado, membro honorário do IAB e diretor do Departamento de Direito da UAL, é estimular a reflexão sobre a via de mão-dupla e a instauração de uma fase histórica que admite a percepção de mútuas influências no momento de construção dos constitucionalismos brasileiro e português”, explicou.

Ainda de acordo com o professor do Departamento de Direito da UAL, “todos os aspectos devem ser estudados e analisados, não apenas pela ótica colonialista, mas, especialmente, pelos valores político-jurídicos em que as duas ordens são dotadas de liberdade e particularidade, valores estes que margeiam, até os tempos modernos, as duas ordens constitucionais".

O diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais do IAB, Jorge Folena, está representando a entidade no desenvolvimento da obra. “Esse projeto internacional, sem viés colonialista, é muito importante à medida que abre aos associados a possibilidade de participar de obra jurídica fundamental, que tem por eixo a colaboração do Direito brasileiro no Direito Constitucional português”, afirmou o diretor, que disse aguardar “o máximo de participantes no projeto”. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173