NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 10 Setembro 2021 00:31

IAB defende abertura imediata do processo de impeachment em ofício ao presidente da Câmara 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), por meio de ofício assinado pela presidente nacional, Rita Cortez, e enviado nesta quinta-feira (9/9) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reitera que ele, “em linha com o posicionamento jurídico encaminhado anteriormente por este Instituto a essa prestigiada Casa, proceda, à luz da justiça e da verdade, a imediata abertura do competente processo de impedimento por crimes de responsabilidade do presidente da República”. O ofício também foi enviado ao presidente do Senado e às lideranças partidárias. 
O citado posicionamento jurídico é uma referência ao parecer favorável à abertura do processo de impeachment produzido pela Comissão de Direito Constitucional do IAB e aprovado pelo plenário na sessão ordinária do dia 10 de junho do ano passado. A comissão concluiu que o cometimento do crime de responsabilidade ficou configurado em dois atos do presidente contra a probidade administrativa: ao violar as recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao comparecer a manifestação em defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. 

Leia a íntegra do ofício: 

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2021. 

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados  
Deputado federal Arthur Lira 

O Instituto dos Advogados Brasileiros, com 178 anos de tradição jurídica, primeira Casa das Américas de estudo jurídico, comprometido com a defesa da democracia e o culto à justiça, diante da violação de diversos dispositivos constitucionais por parte do chefe do Poder Executivo, agravada pelos eventos públicos ocorridos no último dia 7 de setembro, por deliberação de seu plenário, em sessão plenária de 8 de setembro, vem reiterar a V.Exa., na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados, em linha com o posicionamento jurídico encaminhado anteriormente por este Instituto a essa prestigiada Casa, que proceda, à luz da justiça e da verdade, a imediata abertura do competente processo de impedimento por crimes de responsabilidade do presidente da República para apreciação pela Câmara dos Deputados. 

Estamos certos, diante do grave momento de insegurança de nossas instituições, que, inclusive, põe em risco a normalidade de nossa democracia, que V. Exa. cumprirá o seu desiderato constitucional, a fim de evitar o agravamento da crise institucional e a ruptura das liberdades. 

O IAB, no exercício de suas obrigações estatutárias, permanece à disposição para contribuir técnica e juridicamente com a Câmara, reafirmando sua tradição na defesa do Estado de Democrático de Direito e à Constituição, na certeza de que os direitos e garantias constitucionais permanecerão hígidos e protegidos em favor da sociedade brasileira.  
Renovamos nossos protestos de elevada estima e consideração. 
     
Rita Cortez
 
Presidente nacional do IAB
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173