Quinta, 05 Dezembro 2019 17:12

IAB celebra convênio com o Instituto Silvio Meira (ISM) para realização de cursos

Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Antonio Laért Vieira Junior, Rita Cortez, André Meira, Claudio Carneiro e Angela Mendes Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Antonio Laért Vieira Junior, Rita Cortez, André Meira, Claudio Carneiro e Angela Mendes
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) celebrou convênio específico para a realização de cursos com o Instituto Silvio Meira (ISM), do qual já é parceiro, em razão de Termo de Cooperação firmado em novembro do ano passado. O convênio foi celebrado entre as entidades no plenário do IAB, na sessão ordinária desta quarta-feira (4/12), e assinado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e pelo presidente do ISM, André Meira. Na ocasião, a presidente oficializou a nomeação de André Meira como representante institucional titular do IAB no Pará. “Este convênio é um desdobramento da parceria, no qual a Escola Superior do IAB atuará junto com o ISM para a realização cursos no Rio de Janeiro e em Belém do Pará, para os filiados das duas entidades”, anunciou Rita Cortez.
“É uma grande honra para a família Meira celebrar este convênio com o IAB”, disse André Meira, neto do jurista paraense Silvio Meira, que foi orador oficial do IAB e agraciado, em 1971, com a Medalha Teixeira de Freitas, maior comenda do Instituto. Da tribuna do plenário, o presidente do ISM falou sobre a comemoração, este ano, do centenário de Silvio Meira. “Em sua memória, realizamos vários eventos, entre os quais o II Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro, em Roma; o Simpósio de Direito Romano, no Rio de Janeiro, em parceria com o IAB e a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, e, mais recentemente, no mês passado, em Belém do Pará, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de Direito”, informou.

Na sessão ordinária, também houve o lançamento de duas obras clássicas do professor Silvio Meira, as biografias Teixeira de Freitas, o jurisconsulto do Império e Clóvis Bevilaqua, sua vida, sua obra, que passaram a fazer parte do acervo da Biblioteca Daniel Aarão Reis, do IAB. Os livros, que foram reeditados, serão lançados também, na próxima semana, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sua exposição, André Meira falou sobre o papel do ISM no enfrentamento da crise brasileira. “A nossa luta é acadêmica”, afirmou ele, para quem “a solução dos problemas do País passa pelo ressurgimento das universidades como centros de poder, de pensamento e desenvolvimento”.
 
Claudio Carneiro e, na tribuna, André Meira com exemplares dos livros reeditados


Estavam presentes na sessão os diretores da Escola Superior do IAB (Esiab) Claudio Carneiro e Angela Mendes, e o presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), Francisco Amaral.