NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 17 Outubro 2019 19:01

Ex-presidente do TJRJ Marcus Faver é empossado como membro efetivo

Da esq. para a dir. Adriana Brasil Guimarães, Melhim Chalhub, Marcus Faver, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior e Ricardo Menezes Da esq. para a dir. Adriana Brasil Guimarães, Melhim Chalhub, Marcus Faver, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior e Ricardo Menezes
Ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador aposentado e advogado Marcus Faver tomou posse como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária desta quarta-feira (16/10), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. “Na sua gestão à frente do TJRJ, no biênio 2001/2002, Marcus Faver criou o plantão judiciário, para que nós, advogados, pudéssemos buscar a prestação jurisdicional a qualquer tempo”, afirmou Melhim Chalhub, ao saudar o novo consócio, por ele indicado. Na sessão também foram empossados os advogados Demetrius dos Santos Ramos e Ana Beatriz Martins de Almeida Nogueira, presidente da Comissão OAB Mulher da subseção da Seccional na Barra da Tijuca.
Marcus Faver voltou a advogar, após a aposentadoria compulsória do TJRJ, aos 70 anos, em 2010. Antes de ingressar na magistratura, na qual atuou por 41 anos, o novo consócio foi vereador de Miracema (RJ), sua cidade natal, por dois mandatos, na década de 1960. “Estou satisfeito por estar aqui com pessoas, com as quais convivi por muito tempo, como advogado, vereador e magistrado”, disse Marcus Faver, que também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) e foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os presentes, estava o ex-parlamentar e consultor legislativo do IAB Miro Teixeira, que se elegeu deputado estadual, nos anos 1960 pelo mesmo partido de Marcus Faver, o MDB.

O ex-presidente do TJRJ, que atuará na Comissão de Direito Processual Civil, se disse “angustiado com a instabilidade jurídica vivida pelo Brasil” e afirmou: “Venho para o IAB, por ser a entidade capaz, com o seu peso jurídico, de enfrentar esta situação de desestruturação que atinge o País”.

Também indicado por Melhim Chalhub, o advogado Demetrius dos Santos Ramos fará parte da Comissão de Direito Imobiliário. “Tem uma folha de serviços prestados vastíssima no campo dos estudos voltados para o aperfeiçoamento do Direito”, destacou Chalhub. 
 
Demetrius dos Santos Ramos


Na sua primeira manifestação no plenário, Demetrius dos Santos Ramos disse: “Este é um sonho que se concretiza para alguém que passou a infância correndo descalço pelas ruas do subúrbio do Rio de Janeiro, se tornou advogado e tem como bandeira lutar pelo direito de todos a moradia.

Ana Beatriz Nogueira será membro da Comissão da Mulher. Ela foi indicada pela presidente Rita Cortez e a consócia Luciane Torres Santiago Cardoso, que, ao saudá-la, resumiu: “É uma jurista qualificada e um ser humano exemplar”. A nova consócia falou da sua “grande emoção” por ingressar no IAB. “É como se eu estivesse me formando novamente, 32 anos depois da minha conclusão no curso de Direito”.
 
Ana Beatriz Nogueira fala da tribuna, observada por Luciane Torres Santiago Cardoso


Compareceram à sessão os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, e da subseção da OAB/RJ na Barra da Tijuca, Marcus Soares.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173