NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 12 Agosto 2021 02:03

Ester Kosovski é a primeira mulher a ser agraciada com a Medalha Teixeira de Freitas

Ester Kosovski Ester Kosovski
Com uma longa carreira profissional e acadêmica, a jurista Ester Kosovski, que lutou pela aprovação do Estatuto da Mulher Casada, no início da década de 1960, se tornou a primeira mulher a receber do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) a Medalha Teixeira de Freitas, principal comenda da entidade, que distingue aqueles que deram contribuição inestimável ao Direito e à Justiça. A medalha foi entregue simbolicamente na sessão solene conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, na noite desta quarta-feira (11/8), em comemoração aos 178 anos do IAB. “Ester Kosovski deu grandes contribuições para a advocacia brasileira”, afirmou Rita Cortez.
Com a Medalha Teixeira de Freitas, já foram condecorados Evandro Lins e Silva, José Carlos Barbosa Moreira, Raymundo Faoro, Victor Nunes Leal, Afonso Arinos de Mello Franco, Sobral Pinto, Nelson Hungria, Levy Carneiro e Clovis Bevilacqua, entre outros juristas. Ester Kosovski foi homenageada, em 2017, com a Medalha Montezuma e a Medalha Levy Carneiro, sendo que esta foi entregue à jurista na sessão especial do IAB em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada no dia 8 de março daquele ano. 

Ao assumir a tribuna virtual, a homenageada disse: “Estou emocionada demais depois de ouvir os amigos e luminares, até porque sempre considerei o IAB a minha casa, mas nunca imaginei receber esta medalha, até porque não era destinada a mulheres, tendo sido preciso haver uma presidente mulher para modificar isso”. Para fazer a saudação à homenageada, que ingressou no IAB em 1983, ocupou os cargos de vice-presidente e diretora, e hoje integra o Conselho Superior, foi designada a diretora Kátia Tavares, que abriu a sua fala destacando: “Ester Kosovski atua ativamente na luta feminina desde a época em que a mulher não podia trabalhar sem a autorização do marido”. 

A oradora especial contextualizou a luta do movimento feminino: “Desde Myrthes Gomes de Campos, que deixou um legado histórico consistente por ter sido a primeira mulher a conseguir autorização para exercer a advocacia, em 1906, já foram muitas as nossas conquistas”. De acordo com Kátia Tavares, “Myrthes Gomes de Campos e Ester Kosovski são grandes exemplos a serem seguidos”. Uma homenagem especial foi prestada pela ex-presidente do IAB Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira e pelas consócias Margarida Pressburger, Maria Lucia Girão e Teresa Cristina Gonçalves Pantoja, que gravaram um vídeo, exibido na sessão especial, com depoimentos demonstrando apreço pela agraciada. (Acesse ao final da matéria a íntegra do discurso da diretora Kátia Tavares)

Na sua ampla formação acadêmica, Ester Kosovski concluiu o curso de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1953; se formou em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1972, e em Administração de Empresas pela Faculdade Moraes Junior, em 1973. Fez especialização em Direito pela Uerj, em 1964; cursou mestrado em Comunicação e doutorado em Direito pela UFRJ, em 1978, e  pós-doutorado pelo  Union College (Schenectady - New York), em 1987.  

Atuou como pesquisadora da Uerj, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj). Foi professora titular emérita da UFRJ, professora convidada da Universidade Candido Mendes (Ucam) e de Mestrado da Faculdade de Direito de Campos. Entre os livros publicados pela jurista estão Estudos de vitimologia, Ética na comunicação, O crime de adultério, Novos estudos de vitimologia e Que corpo é esse? novas perspectivas.

A advogada presidiu a Sociedade Brasileira de Vitimologia (SBV), foi membro dos conselhos editoriais da Revista Del Instituto de Criminologia, da Universidade Del Zulia, na Venezuela; da International Review of Victimology; da Revista da OAB; e da Revista Eletrônica de Sociologia Criminal.

Clique abaixo e acesse a íntegra do discurso da diretora Kátia Tavares.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173