Segunda, 21 Setembro 2020 21:37

Escola de Enfermagem que tem nome de ex-presidente do IAB completa 130 anos 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta segunda-feira (21/9), por meio de mensagem gravada em vídeo, da solenidade virtual de abertura do I Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a EEAP, que está completando 130 anos, leva o nome de um ex-presidente do IAB. De acordo com Rita Cortez, a galeria de ex-presidentes do Instituto reúne “grandes juristas que muito contribuíram para o Direito e a advocacia brasileira, dentre eles o professor Alfredo Pinto Vieira de Mello, Teixeira de Freitas, Rui Barbosa e vários outros nomes da nossa cultura jurídica”.  
Fundada em 1890, como Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras da Assistência a Alienados, a EEAP passou a se chamar Alfredo Pinto em 1921, em homenagem àquele que, um ano antes, como ministro da Justiça e Negócios Interiores, assinou o Regimento Interno da unidade de ensino. Na sua mensagem em vídeo, a presidente do IAB manifestou “agradecimento sincero” à diretora da EEAP, Cristiane Rocha, e falou da “honra e privilégio” de participar da solenidade. “É uma alegria imensa poder dividir com todos vocês essa justíssima e bela homenagem prestada ao professor Alfredo Pinto”, disse. 

O congresso, que se estenderá até domingo (27/9), inclui também o I Seminário Internacional de Pós-Graduação. O evento, que está sendo transmitido no canal da EEAP no YouTube, foi organizado com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, em Enfermagem, em Enfermagem nos moldes de Residência e em Enfermagem e Biociência. 

Clique aqui e assista à integra do vídeo com a mensagem da presidente.