NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 09 Junho 2020 22:42

Em 176 anos, pela primeira vez, IAB dá posse a consócio numa solenidade virtual

André Luiz Junqueira; ao fundo a imagem do plenário histórico vazio André Luiz Junqueira; ao fundo a imagem do plenário histórico vazio
O advogado André Luiz Junqueira entrou para a história do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) como o primeiro consócio da Casa de Montezuma, fundada em 1843, a tomar posse numa solenidade virtual. Para imprimir realismo à sua posse, conduzida nesta terça-feira (9/6) pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, o novo membro efetivo apareceu na plataforma Zoom tendo ao fundo a imagem do plenário histórico vazio. “Nada substitui as posses no nosso plenário, mas o uso da tecnologia, provisoriamente - pois não desejamos que se tornem permanentes as posses a distância -, é uma forma de garantir o ingresso, neste momento de isolamento social, de novos consócios interessados em fazer parte desta Casa, historicamente, responsável pela formação do pensamento jurídico nacional”, afirmou Rita Cortez.
André Luiz Junqueira foi indicado por Arnon Velmovitsky, presidente da Comissão de Direito Imobiliário, da qual fará parte, e pelo membro da comissão Carlos Samuel de Oliveira Freitas. “É um reforço importante para a nossa comissão”, afirmou Arnon Velmovitsky. Ele também destacou a relevância do Direito Imobiliário. “É um segmento que trata de questões importantes que afetam a vida dos cidadãos, como locação, compra e venda, e comodato, disse”. De acordo com Carlos Samuel de Oliveira Freitas, o novo consócio “é um grande baluarte do Direito Imobiliário”.

Na sua manifestação, André Luiz Junqueira falou da alegria de fazer parte do Instituto. “É uma grande honra ingressar no IAB, a mais antiga academia jurídica das Américas, que sempre lutou pela defesa dos valores democráticos“, disse. A respeito da imagem do plenário histórico no fundo virtual, o novo consócio ressaltou que “ela não se compara com a majestade da sala real”. Ao comentar a sua futura participação na comissão, afirmou: “O Direito Imobiliário é fundamental para a função social da propriedade, que diz respeito ao direito de todos à habitação, como também para atividade econômica proporcionada pelo segmento”.
 
A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, conduz a solenidade virtual


Integraram, simbolicamente, a mesa de trabalho, além de Rita Cortez e Arnon Velmovitsky, a secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, e o diretor secretário coordenador do setor administrativo, Antonio Laért Vieira Junior. “Sua vinda para o IAB vai ser tão proveitosa para a sua vida, como tem sido para as nossas”, disse Adriana Brasil Guimarães ao novo consócio. Antonio Laért Vieira Junior comentou sobre o emprego da tecnologia na posse. “A pandemia antecipou o futuro”, afirmou.

Ao participar da posse, o 2º vice-presidente, Sydney Sanches, também se dirigiu ao novo consócio. “Você entrou para história do IAB, porque daqui a cem anos, quando fizerem pesquisa sobre a entidade, irão constatar que foi o primeiro a tomar posse virtualmente”. O diretor secretário coordenador das comissões, Adilson Rodrigues Pires, também deu as boas-vindas a André Luiz Junqueira.

Também participaram da posse a distância o diretor executivo de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel; a diretora secretária responsável pelas publicações oficiais, Kátia Rubinstein Tavares; o diretor adjunto de apoio à realização de eventos em parceria, André Marques, a consócia Débora Martins, a mãe e o irmão do novo membro efetivo, respectivamente, Maria Luiza e Rafael Junqueira.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173