Quarta, 23 Setembro 2020 23:12

Edição especial da Revista Digital do IAB é lançada em Sessão Plenária Solene 

Kátia Rubinstein Tavares Kátia Rubinstein Tavares
“A revista traz o pensamento crítico indispensável à construção de uma sociedade livre de todos os tipos de preconceitos e ao afastamento das manifestações de ódio e intolerância dos tempos difíceis da atual conjuntura política brasileira.” A afirmação foi feita pela diretora responsável e coordenadora, Kátia Rubinstein Tavares, ao fazer a apresentação da Revista Digital do IAB, edição especial 177 anos do IAB, nesta quarta-feira (23/9), na Sessão Plenária Solene virtual. O relançamento da revista foi conduzido pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, e contou com a presença de dezenas de consócios.  
Kátia Tavares informou que “a edição especial tem 21 artigos, oito pareceres e duas resenhas, e a revista passou a seguir rigorosamente os critérios de avaliação estabelecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”. A diretora da Revista Digital do IAB acrescentou que todos os artigos são acompanhados de resumos, em português e inglês. Ela informou também que os pareceres foram elaborados por membros das comissões de Direito Constitucional, Direito Cooperativo, Direito Digital, Direito Financeiro e Tributário, Direito Imobiliário, Direitos Humanos, Liberdade Religiosa e Direito do Trabalho. 

Sobre mudanças na publicação, a diretora explicou que “a revista passou por uma ampla reformulação, para atingir o mais alto padrão de qualidade e ser um exemplo de que tradição e modernidade podem conviver lado a lado”. A advogada ressaltou também que a edição especial presta uma homenagem ao presidente da Comissão de Educação e Relações Universitárias do IAB, “o professor Nelson Joaquim, que nos deixou muito recentemente, vítima da Covid-19”. 

‘Desafio’ – Na abertura da edição especial, que está dividida em dois volumes, a presidente nacional do IAB faz uma saudação aos leitores. Rita Cortez ressalta que “não foi uma tarefa fácil” a criação e a produção da revista. “Devo dizer que o desafio foi encarado com muita pujança e extrema competência pela nossa qualificadíssima diretora Kátia Rubinstein Tavares”, afirma a advogada, que acrescenta: “Consciente da necessidade e da relevância de editar digitalmente uma revista à altura da história e projeção jurídica da Casa de Montezuma, a mestra Kátia abraçou a árdua tarefa com inegável denodo e muito carinho”. 

No texto, a presidente manifesta também a sua satisfação com o produto final: “O resultado de altíssima qualidade e a moderna configuração da revista nos enchem de orgulho e nos dão a esperança de que outras edições virão, transformando nossos livros, revistas e informativos numa efetiva referência acadêmica”. Ao receber os leitores nas primeiras páginas da obra digital, Rita Cortez recorre à sabedoria de Paulo Freire: “Como dizia o grande educador brasileiro Paulo Freire, a educação pode não mudar o mundo, mas certamente transforma as pessoas, e as pessoas podem mudar o mundo”. 

Na apresentação da revista, em texto assinado por Kátia Rubinstein Tavares e a pela coordenadora assistente da publicação digital, Larissa Clare Pochmann da Silva, é feita uma defesa da “educação jurídica”. As advogadas afirmam: “Em um mundo marcado por mudanças profundas provocadas pela globalização, precisamos mais do que nunca pensar no papel transformador da educação, ao privilegiar o saber jurídico da academia, sem perder a perspectiva crítica e de luta para construção de uma sociedade verdadeiramente emancipada”. 

Na Sessão Plenária Solene, Kátia Tavares também citou Paulo Freire, lembrando que ele sempre defendeu que a revolução pela educação, se destina “aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam”.  

Clique aqui e acesse à edição especial da Revista Digital do IAB.