NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 11 Abril 2024 01:03

Dois advogados e uma advogada tomam posse como membros da Casa de Montezuma

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Carlos Eduardo Machado, Marcelo Vinícius Rabelo Pinheiro, Maria Adélia Campello, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Carlos Eduardo Machado, Marcelo Vinícius Rabelo Pinheiro, Maria Adélia Campello, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

A advogada Marcelle Blanche Farias Pereira Santos e os advogados Marcelo Vinícius Rabelo Pinheiro e Ricardo José Leite de Sousa são os novos membros efetivos da Casa de Montezuma. Eles ingressaram no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão plenária desta quarta-feira (10/4), que foi conduzida pelo presidente nacional da entidade, Sydney Limeira Sanches. Ele parabenizou os ingressantes e afirmou que é sempre uma emoção receber novos consócios.

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

O primeiro a ler o compromisso de posse foi Marcelo Vinícius Pinheiro, que ingressou na Casa de Montezuma por indicação da ex-presidente do IAB Maria Adélia Campello, do 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Machado, e do consócio Jorge Vacite Filho. O advogado foi elogiado por sua dedicação profissional, em especial pela atuação como conselheiro da OAB. “Marcelo é uma dessas pessoas raras, com muitas qualidades profissionais e pessoais. Ele tem um leque de atividades e, apesar disso, cumpre tudo a que se propõe com rapidez e competência”, disse Campello. 

Machado também definiu o empossado como um advogado dedicado e afirmou ser uma honra tê-lo indicado ao IAB: “Eu conheço Marcelo de uma atuação conjunta na Ordem e sempre o vejo extremamente empenhado em seus votos e com uma postura íntegra”. 

Em seu discurso, Pinheiro agradeceu a oportunidade de ingressar no Instituto e garantiu que deseja trabalhar para contribuir com o aprimoramento das atividades da entidade. “Reforço o meu compromisso com a ética, com o trabalho em prol da advocacia nacional e com a contribuição apaixonada em todos os processos e projetos que me forem confiados”, declarou o novo integrante da Comissão de Direito de Família e Sucessões. 

Ricardo José Leite de Sousa

Já a Comissão de Direito do Trabalho ganhou o reforço de Ricardo José de Sousa, que foi indicado pelo presidente e pelo membro do mesmo grupo, Daniel Apolônio e Diogo Campos Medina Maia, respectivamente. Saudando o empossado, Apolônio afirmou que Sousa tem um grande conhecimento da área trabalhista e goza de prestígio entre seus pares. “Além das inúmeras pós-graduações que tem, ele é mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na nossa comissão, ele contribuirá muito com a difusão da cultura jurídica e com a garantia da liberdade democrática”, elogiou Apolônio. 

Daniel Apolônio

O novo consócio destacou que a posse é um momento feliz porque o Instituto tem ocupado um papel cada vez mais importante no Direito nacional. “É uma honra fazer parte da casa de juristas mais antiga das Américas, que abrigou nomes como Teixeira de Freitas e Rui Barbosa”, declarou Ricardo José de Sousa. 

Da esq. para a dir., Leila Pose, Marcelle Blanche Farias Pereira Santos e Maria Adélia Campello

A mais nova advogada a compor os quadros da Casa de Montezuma, Marcelle Blanche, foi saudada pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose, que a indicou à entidade. Dando as boas-vindas à advogada, Pose ressaltou a importância em aumentar a representação feminina no IAB. “Temos tantas vitórias e glórias neste Instituto, nos orgulhamos tanto dele, mas nós mulheres ainda somos apenas 22% do quadro associativo”, disse a diretora, sugerindo que mais advogadas ganhem espaço nas indicações para compor a Casa de Montezuma. 

Blanche, que fará parte das Comissões de Compliance e Governança e de Direito Digital, contou estar realizada por ingressar no Instituto, cuja atuação ela acompanhou durante toda sua formação profissional. “Compor uma Casa de tamanha relevância nos seus trabalhos, na busca pela democracia e pela Justiça é uma honra. Todos nós, advogados, sabemos da importância do IAB na luta pelos direitos de todos os cidadãos e o Instituto sempre foi o farol para todos os operadores do Direito”, declarou a advogada. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173