Quinta, 19 Setembro 2019 13:01

Diretor e professor da Universidade Autônoma de Lisboa tomam posse como membros honorários

Da esq. para a dir., Fábio Goulart Villela, Cláudio Brandão, Carlos Eduardo Machado, Pedro Trovão do Rosário, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Adriana Brasil Guimarães e Cláudio Carneiro Da esq. para a dir., Fábio Goulart Villela, Cláudio Brandão, Carlos Eduardo Machado, Pedro Trovão do Rosário, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Adriana Brasil Guimarães e Cláudio Carneiro
O diretor do Departamento de Direito da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) e presidente do Ethical & Compliance International Institute (ECII), com sede em Portugal, Pedro Trovão do Rosário, e o advogado brasileiro Alex Sander Xavier Pires, radicado em Portugal e professor da UAL, foram empossados como membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pela presidente nacional, Rita Cortez, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/9). Na mesma sessão, também tomou posse, como membro efetivo, a advogada trabalhista Valéria Ribeiro Bruno. Estavam presentes o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio, Fabio Goulart Villela; o presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), João de Lima Teixeira Filho; o desembargador Leonardo Pacheco e a juíza Denise Assunção, ambos do TRT-RJ.
Pedro Trovão do Rosário e Valéria Ribeiro Bruno foram indicados ao IAB por Margarida Pressburger e Deborah Prates, presidente da Comissão da Mulher, que não pôde comparecer à sessão, mas enviou um vídeo, projetado nos telões do plenário, dando as boas-vindas aos dois novos consócios. “É uma enorme honra ingressar no IAB, poder estar com advogados notáveis e ser útil, modestamente, a esta Casa”, afirmou o advogado português, que fará parte da Comissão de Direito Constitucional. Mestra em Ciências Jurídicas pela UAL, Valéria Ribeiro Bruno, que atuará na Comissão de Compliance e Governança, disse: “Agradeço à vida pelos amigos que tenho feito pelo caminho e me disponho a ajudar o Instituto nos seus trabalhos acadêmicos”.
 
Valéria Ribeiro Bruno


O professor Alex Sander Xavier Pires, que ocupa a função de subdiretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas do Departamento de Direito da UAL, foi indicado por Rita Cortez e pelo presidente da Comissão de Compliance e Governança, Cláudio Carneiro. “O IAB é uma instituição fundamental para a formação da consciência necessária à construção de um modelo de País, pautado na educação e na ética”, disse o advogado brasileiro radicado em Portugal, que integrará a Comissão de Direito Constitucional.

 
Alex Sander Xavier Pires


Os três novos consócios foram saudados por Cláudio Carneiro. “Como vivemos, hoje, numa sociedade marcada pelo extremismo e pela polarização, a chegada desses três grandes juristas muito contribuirá para o prevalecimento da razão e do conhecimento científico”, afirmou.