NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 09 Maio 2023 13:21

Detentos do Rio de Janeiro ganham voz em livro de poesia lançado no IAB

Da esq. para a dir., Carlos Nejar, Sydney Sanches e Siro Darlan Da esq. para a dir., Carlos Nejar, Sydney Sanches e Siro Darlan

"Precisamos refletir se vale a pena continuar aplicando essa medida de isolamento e sofrimento contra as pessoas quando, na verdade, nós temos outras alternativas, não para prestigiar a impunidade, mas para aplicar a punição de outras formas, como, por exemplo, descobrindo os talentos que existem dentro das prisões", disse o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Siro Darlan, durante o lançamento do livro Corpo preso, mente livre: versos aos verbos de um detento. No evento, que aconteceu no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta segunda-feira (8/5), o magistrado afirmou que a obra é, sobretudo, um estímulo à educação dentro do sistema carcerário.

O livro reúne poemas escritos por estudantes do Ciep 225 Mário Quintana, que faz parte das Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro. No colégio de Campo Grande, os alunos são introduzidos à literatura como agentes produtores de arte. "É uma publicação de caráter muito particular envolvendo as experiências de detentos sobre suas vivências", avaliou Sydney Sanches. Na visão do organizador da obra, Siro Darlan, o local transforma a dor em poesia: "É um prazer estar ao lado dos excluídos para ser a voz e dar imagem àquilo que eles fazem apesar de tanto sofrimento aos quais são submetidos", disse o magistrado. 

Da esq. para a dir., Dea Rita Matozinhos, Wander Lourenço, Marcia Dinis, Carlos Nejar, Sydney Sanches, Siro Darlan, Anita Alvarenga e Carlos Eduardo Machado

O lançamento, que foi conduzido pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, também teve participação da diretora do Colégio Estadual Mário Quintana, Anita Alvarenga, do 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Machado, da membro da Comissão de Direito Penal do IAB Dea Rita Matozinhos, do membro da Academia Brasileira de Letras Carlos Nejar e do escritor e compositor Wander Lourenço. A diretora de Biblioteca do Instituto, Marcia Dinis, que mediou o debate, definiu a publicação como uma denúncia forte e impressionante da realidade dos detentos. "É fundamental que pensemos nessas pessoas, porque nosso sistema carcerário foi elaborado para que elas sejam esquecidas", afirmou a advogada. 

Segundo Anita Alvarenga, co-organizadora da obra, os alunos gostaram tanto de ver suas produções publicadas que já planejam um segundo volume. "Isso porque eles foram estimulados e reconhecidos como seres humanos", afirmou a diretora, que destacou a necessidade de garantir a dignidade da pessoa para que ela não volte à criminalidade. "Na escola eles tomam água filtrada, comem merenda e quando retornam ao presídio eles falam que estão voltando para o inferno e para a superlotação", contou. Para Anita, o ser humano é capaz de se transformar, mas é necessário oferecer oportunidades para tal: "Nosso objetivo não é resgatar, mas dar ao privado de liberdade a dignidade humana". 

Carlos Eduardo Machado, que é advogado criminalista, destacou que o sistema prisional é permeado por injustiças e estigmatização sociais. “Há uma perseguição e desprezo por aquelas pessoas que ficam inteiramente excluídas e perseguidas. Elas são tratadas de forma desumana. A cadeia, que dizem que veio para humanizar a pena, hoje é uma prova terrível de como a sociedade está desumana, especialmente em um país como o Brasil”, afirmou. A liberdade que os detentos almejam é alcançada, na visão de Carlos Nejar, através das palavras. “Não há paredes que prendem o homem e não há lei que consiga prender o espírito humano. Ele derruba todas as paredes, porque o espírito do homem é liberdade e a casa do homem não tem janela”, completou. 

A obra pode sair do papel e ganhar espaço nas telas através das lentes do diretor Wander Lourenço. “Já conversei com a diretora Anita e nós vamos fazer um documentário com esses autores. Vamos entrevistá-los e fazer um filme chamado ‘Onde o filho chora e a mãe não vê’, frase dita no presídio de Ilha Grande”, revelou. A ausência da família, segundo observado por Dea Rita Matozinhos, é um ponto de sofrimento em comum entre os presos, já que o termo é repetidamente citado nos poemas do livro. “Iniciativas como essa são raras, porque normalmente o preso sofre muito com a marca que é deixada como se ele fosse gado. Isso atrapalha a vida dele em tantos outros setores e dificulta inclusive a reabilitação”, disse a advogada. 

Também participaram do evento o ator Alexander Sil e o cordelista Edmilson Santini, que fizeram leituras de poemas. 
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173