NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Sábado, 07 Março 2020 22:57

Rita Cortez dá posse a três novos sócios na III Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Fortaleza

Da esq. para a dir., José Erinaldo Dantas Filho, Ana Amelia Menna Barreto, Rita Cortez, Manoela Valença Queiroz Bacelar Paiva e Andrine Oliveira Nunes Da esq. para a dir., José Erinaldo Dantas Filho, Ana Amelia Menna Barreto, Rita Cortez, Manoela Valença Queiroz Bacelar Paiva e Andrine Oliveira Nunes
No último dia da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou nesta sexta-feira (6/3) a mesa de honra na solenidade de encerramento e, no estande do IAB, decorado com uma imagem do plenário histórico ao fundo, deu posse a três advogados. “Com o apoio dos representantes institucionais nos estados, o IAB vem aumentando o seu quadro de consócios e, consequentemente, ampliando sua presença em todo o País”, afirmou Rita Cortez.
Foram empossados como membros efetivos o presidente da OAB/CE, José Erinaldo Dantas Filho; a vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Manoela Valença Queiroz Bacelar Paiva, e a professora da Unifor Andrine Oliveira Nunes, que foi às lágrimas e disse que “ingressar no IAB era um sonho antigo”. De acordo com Rita Cortez, “é preciso prestigiar a relevante produção acadêmica oferecida pelas universidades do Ceará, razão pela qual o IAB sempre procura dar destaque à divulgação dos trabalhos elaborados fora do eixo das regiões Sul e Sudeste”.

Estavam presentes as representantes institucionais do IAB no Ceará, Christiane Leitão (titular), Ana Paula Araújo de Holanda e Francilene Gomes de Brito (adjuntas), e o presidente do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos. Foram as representantes institucionais que sugeriram à presidente do IAB que convidasse os três advogados para ingressar no Instituto.
 
Rita Cortez na mesa de honra, durante a solenidade de encerramento


Também no estande, houve o lançamento do livro Direito Digital – debates contemporâneos (Revista dos Tribunais). Iniciativa conjunta da Comissão de Direito Digital do IAB e da Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ, a obra é uma coletânea de artigos escritos por advogadas que atuam na área do Direito Digital. Os temas são diversificados e atuais, como cyberbullying, inteligência artificial, ética, proteção de dados, educação digital. “A atual Diretoria do IAB tem investido muito no lançamento de livros, não somente na Biblioteca Daniel Aarão Reis, mas por todo país”, disse Rita Cortez.

Estavam presentes no lançamento a 3ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães; a diretora Marcia Dinis e a consócia Ana Amelia Menna Barreto – as três integram a Comissão de Direito Digital do IAB – , além das diretoras Leila Sanches e Kátia Tavares. O estande foi visitado pela presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Daniela Borges. “Daniela Borges e Christiane Leitão, que colaborou muito na organização da conferência, realizaram um trabalho fantástico”, afirmou a presidente do IAB.
 
Rita Cortez e Daniela Borges


Ao final do evento, que reuniu mais de três mil advogadas e advogados de todo o País, foi aprovada a Carta de Fortaleza, que reúne uma lista de deliberações a ser encaminhada pela CNMA ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). No documento, é solicitada a adoção de medidas que reafirmem o papel essencial das mulheres advogadas na concretização do estado democrático de direito, sem omissões ou conivência com a violação de direitos, e a união de forças na construção da equidade de gênero na sociedade brasileira.

A organização do evento premiou as delegações que, por região, tiveram o maior número de participantes proporcionalmente ao de advogadas inscritas nas seccionais. Cada delegação escolheu uma das participantes para nominar o grupo. A delegação do Rio de Janeiro, que por sugestão da OAB Mulher e da Diretoria de Mulheres da OAB/RJ se chamou Rita Cortez, levou o prêmio da região Sudeste. Na região Nordeste, venceu a delegação do Rio Grande do Norte. Na região Norte, a do Pará. Na Centro-Oeste, a de Goiás. No Sul, Paraná. A maior delegação em número absoluto de integrantes foi a de São Paulo.
 
A delegação de advogadas do Rio ganhou prêmio da organização do evento

Confraternização no estande do IAB, ao final da conferência


Clique abaixo e leia a íntegra da Carta de Fortaleza.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173