NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quarta, 05 Maio 2021 15:23

Rita Cortez cita em seminário internacional iniciativas do IAB em prol da reparação da escravidão

“Para promover os debates necessários à luta contra a desigualdade e ao resgate da verdade, restauramos a Comissão de Igualdade Racial, que estava desativada, e produzimos um parecer histórico em defesa da reparação da escravidão.” O relato foi feito pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta quarta-feira (5/5), ao participar virtualmente da abertura do webinar internacional sobre A importância da reparação da escravidão. O evento foi realizado pela Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, presidida por Humberto Adami, e transmitido no canal da entidade no YouTube. No painel sobre Justiça restaurativa após o genocídio, fez palestra a presidente da Fundação do Genocídio Ovaherero na Namíbia, Esther U. Muinjangue.
O parecer citado pela presidente do IAB propõe a responsabilização dos autores das violações de direitos humanos, a reparação financeira às vítimas e a prevenção à recorrência dos crimes. O webinar foi aberto por Humberto Adami, que também é presidente da Comissão da Igualdade Racial do IAB e da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RJ. “Hoje é um dia histórico em que a OAB e o IAB perguntam para o Brasil quando haverá a reparação da escravidão negra no País”, disse Humberto Adami. 

O parecer do IAB foi relatado por Humberto Adami e subscrito pelos membros da Comissão de Igualdade Racial. Aprovado por aclamação pelo plenário do Instituto na sessão ordinária virtual realizada no dia 9 de setembro de 2020, o documento estabeleceu os aspectos jurídicos que amparam a reparação da escravidão. A medida é considerada fundamental para eliminar as situações de desigualdade e discriminação racial ainda presentes na sociedade brasileira. 

A presidente nacional do IAB disse que o documento já foi distribuído a centenas de órgãos públicos. “O parecer do IAB é um instrumento fundamental para lidar com a desigualdade, que exige o resgate da verdade histórica, como também a aplicação da justiça de transição para a consolidação da democracia”, destacou Rita Cortez. De acordo com a advogada trabalhista, a causa implica a adoção de várias medidas: “É preciso indenizar as vítimas e, ao mesmo tempo, prevenir a ocorrência de outros crimes e resgatar a memória dos fatos”.

Também compuseram a mesa virtual de abertura os ex-presidentes da OAB Nacional Cezar Britto e Ophir Cavalcante Júnior; a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Silvia Cerqueira; o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e a presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/SP, Diva Goncalves Zitto Miguel de Oliveira.

No webinar também foram tratados temas como Pedidos de reparação e Visões sobre processos de reparação e restauração, suas diferenças, implicações, analisando o processo de justiça de transição.  
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173