NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quarta, 24 Junho 2020 23:30

Presidente do IAB alerta que ‘industrialização das fake news coloca em risco a democracia’

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou na noite desta quarta-feira (24/6) a mesa de encerramento do webinar sobre ‘Fake news, caixa dois e corrupção – diálogos entre Direito Eleitoral e Penal’, organizado pela OAB Nacional. “A industrialização das fake news coloca em risco a democracia, além de ter um grande potencial de criminalização da política”, afirmou Rita Cortez. No evento, transmitido no YouTube, a advogada trabalhista sentou-se à mesa virtual ao lado do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Felipe Salomão; do vice-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Luiz Viana Queiroz, e do desembargador Gustavo Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) .
“A publicação de notícias falsas não é novidade, mas sim o atual método de propagação, que consiste no fenômeno da disseminação em massa de informações inverídicas, por meio da utilização de robôs”, afirmou Rita Cortez. A presidente citou recente debate promovido pelo IAB a respeito das fake news. “Concluímos que, como a população tem direito à informação, é preciso intensificar o combate à industrialização das notícias falsas, resguardando a liberdade de pensamento, de expressão e de imprensa, e sem ter que produzir uma nova legislação, pois a vigente é suficiente para o combate às fake news”, informou Rita Cortez.

Na palestra de encerramento do webinar, o ministro Luis Felipe Salomão falou sobre as consequências das fake news. “A notícia falsa conspira contra todos, inclusive o proprietário da rede social na qual ela se propaga”, afirmou. Segundo o ministro, as informações inverídicas atingem vários ramos do Direito. “No âmbito do Direito Constitucional, ela fere a liberdade de expressão, por exemplo, enquanto na seara do Direito Penal, abrange as questões relacionadas à tipicidade, à autoria e à culpabilidade”, disse.

O ministrou falou também sobre a missão do juiz eleitoral. “O papel do juiz que atua na área eleitoral não se confunde com o do que trabalha como juiz penal ou juiz constitucional”, afirmou Luis Felipe Salomão. Segundo ele, “o juiz eleitoral tem o dever de garantir o equilíbrio da disputa, sem cercear o debate”.

O vice-presidente do CFOAB também se manifestou sobre o assunto. “Nós, advogados, temos que contribuir para a garantia da lisura nas eleições, levando aos tribunais as fake news, para que seja evitado o abuso eleitoral”, defendeu Luiz Viana Queiroz. O desembargador Gustavo Teixeira disse que, nos três dias do evento, o canal da OAB Nacional no YouTube recebeu mais de três mil visualizações.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173