NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 01 Dezembro 2022 02:03

Novos empossados no IAB celebram a democracia e a igualdade racial

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Rita Cortez, Pedro Ricardo Castanheira, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Rita Cortez, Pedro Ricardo Castanheira, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

"Não podemos considerar a democracia como algo consumado porque não é, nem aqui e nem em lado algum”, afirmou o advogado português Pedro Ricardo Castanheira. Para o ex-deputado, que tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (30/11), a democracia é uma tarefa inacabada. Na mesma sessão, conduzida pelo presidente nacional da entidade, Sydney Sanches, a Casa de Montezuma também recebeu Silvia Virginia Silva de Souza, Ademir José da Silva e Solon Sehn como membros efetivos. 

Indicado por Sydney Sanches e pela ex-presidente do IAB Rita Cortez, Pedro Ricardo Castanheira foi saudado por ambos. O dirigente do Instituto afirmou a formação profissional de Castanheira, que teve passagem pela Universidade de Coimbra, pelo Parlamento português e pelo Conselho da União Europeia, na função de representante de Portugal. Ele afirmou que o empossado é um diplomata de coração e um advogado brilhante. “O IAB tem uma grande capacidade de aprimorar não só o ordenamento jurídico pátrio, mas preservar as grandes conquistas civilizatórias que nós buscamos desde a Constituição de 1988, no aprimoramento da nossa democracia social, e tenho certeza que Pedro Ricardo Castanheira atraiu muitas luzes para essa atividade”.

Rita Cortez lembrou das participações anteriores que o novo membro teve nos eventos do Instituto. “Espero que o IAB continue nessa trilha de trazer pessoas que participem das nossas atividades culturais, educacionais – que são também atividades políticas – e que continuemos promovendo eventos que levem vocês no nosso quadro de sócios”, disse um ex-presidente. Para Castanheira, que irá integrar a Comissão de Direito Digital, a posse é uma enorme responsabilidade. “O Brasil viveu e ainda vive um momento de grande instabilidade e o papel absolutamente essencial do IAB na garantia da democracia e no respeito profundo pelos direitos fundamentais é algo que merece ser sancionado. Participar é lisonjeiro e responsável”, agradeceu.

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Leila Pose Sanches, Humberto Adami, Silvia Virginia Souza, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

O papel de defensor das liberdades do Instituto também foi destacado pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial, Humberto Adami, que foi o indicado, ao lado da presidente do IAB, da advogada Silvia Virginia Souza. A entrada de negros no Instituto, segundo Adami, é de extrema importância, assim como o destaque desses membros na entidade. “É uma alegria imensa que Silvia Souza esteja hoje integrando os quadros da Casa de Montezuma”, disse. A empossada também foi saudada pela ex-presidente da Comissão de Direito Constitucional Leila Bittencourt e pela diretora de Comunicação do IAB, Carmela Grüne. 

A entrada de Silvia Virginia Souza no Instituto, para Leila Bittencourt, é uma demonstração de que o IAB não aceita dar passos para trás. A nova consciência é presidente da Comissão de Direitos Humanos da CFOAB, assim como, lembrou Grüne, foi uma das primeiras mulheres negras a proferirem uma sustentação no Supremo Tribunal Federal (STF). “É representativa a presença de Silvia Souza no IAB enquanto mulher preta, advogada, comunicadora e pesquisadora com ênfase na justiça social”, disse a diretora de Comunicação.

Em seu discurso de posse, a nova integrante das Comissões de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Criminologia e dos Direitos da Mulher, afirmou que a democracia não é possível enquanto houver racismo no Brasil. “Estamos ocupando aqui o mesmo lugar que tantos outros brancos e brancas ocuparam. Com a mesma competência, capacidade técnica, inteligência e com as vivências e as experiências que só um corpo negro carrega: muitas vezes cansado, machucado, vilipendiado e, por isso mesmo, muito mais preparado para estar aqui”, afirmou Silvia Virginia Souza. 

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Humberto Adami, Ademir José da Silva, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

O terceiro membro a tomar posse na sessão foi Ademir José da Silva, também indicado por Humberto Adami. Ele destacou que o empossado tem um papel importante na recuperação da memória do povo negro na história brasileira enquanto presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da subseção da OAB de Campinas. “Ademir tem um currículo importante e é o mais longevo presidente dessa comissão no País”, afirmou Adami. 

O novo membro do Instituto, que irá compor a Comissão de Direito Constitucional, disse esperar contribuir com os trabalhos do IAB. “Eu não acreditava que nessa existência eu pudesse ingressar na Casa de Montezuma como confrade, mas hoje sinto essa grande emoção. Por outro lado, não imaginava também que pudesse discutir a reparação da escravidão e tive a oportunidade de participar da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra e hoje estou na quarta gestão”, avaliou Ademir José da Silva.

Solon Sehn

No plenário virtual, o advogado Solon Sehn, que também irá compor a Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, foi saudado pelo seu indicante, o consócio Márcio Ladeira Ávila. O novo membro é professor na área do Direito Aduaneiro e tem mestrado e doutorado em Direito Tributário. “Para nós é motivo de orgulho tê-lo aqui na Casa de Montezuma. Solon vem para agregar aos nossos estudos de Direito Aduaneiro, Portuário, Marítimo e à própria Comissão de Direito Tributário”, disse Ávila. Sehn, que também foi indicado pelo presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires, agradeceu aos confrades emocionado: “Reitero o meu compromisso com os valores do IAB e com muita humildade coloco meu nome e os meus melhores esforços a disposição e em prol desta instituição centenária”. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173