NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 19 Junho 2019 19:12

Claudio Pinho diz que combate às fake news é um desafio para os tribunais eleitorais

Cláudio Araújo Pinho e novo presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros Cláudio Araújo Pinho e novo presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros
“Em momentos de polarização ideológica e de criminalização da política, a Justiça Eleitoral assume um papel de preponderância.” Esta é a opinião do consócio Cláudio Araújo Pinho, que representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão solene de posse, nesta terça-feira (18/6), em Belo Horizonte (MG), dos desembargadores Rogério Medeiros e Alexandre Victor de Carvalho, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). De acordo com Claudio Pinho, os tribunais eleitorais, hoje, têm o desafio de combater as fake news. “Boatos sempre existiram na política, mas com as redes sociais foram potencializados a danos inimagináveis”, afirmou.
A sessão foi realizada no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte. Alexandre Victor de Carvalho também foi empossado no cargo de corregedor do TRE-MG. Para Cláudio Pinho, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecendo que os crimes correlatos ao processo eleitoral sejam julgados pela Justiça Eleitoral, e não mais pela Justiça comum, “também será um desafio para os tribunais regionais eleitorais, que terão de produzir respostas rápidas para uma sociedade que cobra cada vez mais”.

Estavam presentes na sessão o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; os presidentes da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior; do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais; da  Assembleia Legislativa de MG, deputado Agostinho Patrus Filho, e do TRE-SP Carlos Eduardo Cauduro Padin, entre outras autoridades.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173