NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 25 Março 2023 00:45

Carlos Eduardo Machado representa o IAB na eleição e posse do novo presidente do TRE-RJ

Da esq. para a dir., Henrique Carlos de Andrade Figueira, Carlos Eduardo Machado e João Ziraldo Maia Da esq. para a dir., Henrique Carlos de Andrade Figueira, Carlos Eduardo Machado e João Ziraldo Maia

O 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado, representou a entidade na sessão solene de eleição e posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador João Ziraldo Maia, nesta sexta-feira (24/3), no Pleno do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJRJ). Na mesma sessão, foi empossado como vice-presidente o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

"O TRE-RJ, assim como toda a Justiça Eleitoral, fez um brilhante trabalho na eleição de 2022, em defesa da democracia e do processo eleitoral, para garantir a vontade do eleitor. Tenho certeza que essa nova gestão, comandada pelo desembargador Ziraldo Maia, manterá a excelência e os ideais do trabalho executado”, afirmou Carlos Eduardo Machado. Na mesma cerimônia, a juíza Daniela Bandeira de Freitas foi empossada como membro titular da Corte Eleitoral fluminense.

"A Justiça Eleitoral cumpriu com galhardia, nas últimas eleições de 2022, o seu objetivo de garantir a legitimidade do voto e a defesa da democracia. A Constituição Federal dispõe que todo poder emana do povo, e continuaremos sempre nessa missão", afirmou o novo presidente, que será responsável por preparar as Eleições de 2024.

No discurso de posse, o desembargador João Ziraldo Maia, lembrou os ataques contra a legitimidade do processo eleitoral e as urnas eletrônicas no último pleito, por meio da disseminação de notícias fraudulentas, ressaltando a atuação serena e firme do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, presente à solenidade.

O magistrado, que foi eleito para a Presidência do TRE-RJ por aclamação, adiantou que pretende dar continuidade a projetos já implementados, como o programa Eleitor do Futuro, que leva ações socioeducativas a estudantes de escolas públicas e particulares, e o retorno do cadastramento biométrico do eleitorado fluminense.

Ex-presidente do TJRJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ao assumir a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral, destacou a efetividade da prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral, bem como a organização das eleições. "Seguirei firme na linha de transparência e celeridade, características da Corte Eleitoral", afirmou.

Ao ser empossada como membro titular, a juíza Daniela Bandeira de Freitas ressaltou que "o TRE-RJ é um tribunal que representa a democracia". Ela fez uma homenagem ao avô, Moacyr Rebello Horta, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro entre 1975 e 1979, antes da fusão do Rio de Janeiro com a Guanabara.

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-RJ.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173