Quinta, 15 Agosto 2019 18:43

Candido Mendes destaca a atuação do Papa Francisco pela paz entre os povos

Da esq. para a dir., Vitor Pimentel Pereira, Gilberto Garcia, Rita Cortez, Candido Mendes, João Theotonio Mendes de Almeida Junior e Guiomar Mairovitch Da esq. para a dir., Vitor Pimentel Pereira, Gilberto Garcia, Rita Cortez, Candido Mendes, João Theotonio Mendes de Almeida Junior e Guiomar Mairovitch Foto: Raul Moreira
“O professor e jurista fez uma brilhante exposição sobre o tema, destacando a importância da atuação do Papa Francisco, primeira autoridade eclesiástica latino-americana alçada à condição de líder mundial da Igreja Católica, na busca pela paz entre os povos.” A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Gilberto Garcia, organizador do colóquio sobre As religiões e a paz mundial, a respeito da palestra ministrada pelo reitor Candido Mendes, nesta quarta-feira (14/8), na Universidade Candido Mendes (Ucam). O evento foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez e contou com a participação, como mediador dos debates, do 2º vice-presidente da comissão, João Theotonio Mendes de Almeida Junior.
Também compuseram a mesa de abertura a presidente Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ, Guiomar Mairovitch, e Vitor Pimentel Pereira, representante da União dos Juristas Católicos. Para Gilberto Garcia, o jurista Candido Mendes, que é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), embaixador da Boa Vontade para a Aliança das Civilizações – ONU e membro remido do IAB, fez uma palestra em que “empregou toda a sua sabedoria para ensinar que todos devem valorizar os relacionamentos humanos e gastar menos tempo com as tecnologias, pois, só assim, segundo ele, a paz poderá ser alcançada”.

João Theotonio Mendes de Almeida Junior exaltou a realização do colóquio. “Poder levar o IAB para fora de sua sede e debater com um grande número de estudantes um tema tão especial como a religião e a paz mundial foi uma grande iniciativa, que recebeu todo apoio da presidente”, disse.

Compareceram ao evento os presidentes das comissões de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires, e de Direito Constitucional, Sergio Sant’Anna, e os consócios Joycemar Tejo, Roberto Lellis e Leonardo Iorio.