NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 05 Abril 2021 23:02

Advogado diz que situação seria muito pior sem restrições de governadores e prefeitos

A partir do alto, à esquerda, no sentido horário, Rita Cortez, Margarida Pressburger, José Guilherme Berman e Sérgio Sant’Anna A partir do alto, à esquerda, no sentido horário, Rita Cortez, Margarida Pressburger, José Guilherme Berman e Sérgio Sant’Anna
Vice-presidente da Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o advogado José Guilherme Berman fez palestra nesta segunda-feira (5/4), no canal TVIAB no YouTube, e afirmou: “É preciso ressaltar que a situação da pandemia no País seria ainda muito pior se governadores e prefeitos não tivessem promovido restrições à circulação de pessoas e ao funcionamento de atividades não essenciais”. Ele participou do webinar sobre o tema Direito humano à saúde: da Constituição Federal de 1988 até as políticas públicas em tempos de Covid-19. José Guilherme Berman também disse que “decisões judiciais têm forçado o governo federal a agir; antes tarde do que nunca”.  
O advogado citou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu o poder concorrente dos estados e municípios para tomar medidas de isolamento. O webinar foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. “Mesmo enlutados com esse número absurdo de mais de 330 mil vidas perdidas, temos que promover o ativismo em defesa da vacinação e contra o desmantelamento das políticas públicas construídas para garantir os direitos sociais”, afirmou a advogada.  

Também fez palestra a ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e ex-relatora do Subcomitê de Prevenção à Tortura da ONU Margarida Pressburger, que é membro da Comissão de Direito Constitucional. Os debates foram conduzidos pelo presidente da comissão, Sérgio Sant’Anna. “O evento é uma homenagem aos profissionais da área de saúde de todo o País, que têm sido valorosos na pandemia, marcada pela falta de coordenação do governo federal para o combate à Covid-19”, disse o advogado. 

Conquistas – Margarida Pressburger destacou a importância da promulgação da Constituição Federal, em 1988, e da Lei 8.080, de 1990, que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), para a garantia do direito da população à saúde. “São duas grandes conquistas da sociedade brasileira”, ressaltou a advogada. Ela, no entanto, acrescentou: “A Constituição Federal tem sido jogada no lixo e o SUS vem sendo enfraquecido nos últimos anos”. De acordo com Margarida Pressburger, “o que mais falta ao Brasil neste momento é o respeito ao direito à saúde, que é um dos fundamentos da República”. 

José Guilherme Berman também saiu em defesa do SUS. Segundo ele, “o SUS, que foi concebido na Constituição de 1988 para ser integrado pelos municípios, estados e a União, e cuidar da saúde da população, tem sofrido muito nos últimos anos com as tentativas de destruição do arcabouço de direitos alcançados pela sociedade brasileira”. 

O advogado, além de elogiar decisões judiciais que deram autonomia a governadores e prefeitos para combater a pandemia, defendeu que o Plenário do STF reveja a decisão recente do ministro Kássio Nunes Marques, que autorizou a realização de cultos religiosos em todo o País. “O Brasil ainda segue na contramão do mundo, mesmo sendo evidente que a contenção da pandemia só tem ocorrido nos países que adotaram o lockdown”, disse. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173