Reunião virtual da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência realizada em 23/06/2020

Em 23/06/2020, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência do IAB reuniu-se em ambiente virtual. Participaram da reunião, a presidente, Dra. Danielle Marques e os membros, Dra. Deborah Prates e o Dr. Paulo Fernando Castro.

Entre os assuntos deliberados na pauta, destacou-se a necessidade premente da inclusão das pessoas com deficiência ao “novo normal”, para assegurar a sua interação com os novos contornos da sociedade, não apenas no presente momento de crise sanitária, mas no cenário pós-pandemia que se avizinha.

Atualmente, além da importância de se promover a acessibilidade digital, a garantia da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, clama por novas políticas públicas para superar as barreiras do capacitismo presentes no ambiente que as cerca, e que se agravaram em decorrência dos impactos da pandemia de COVID-19, em especial das medidas de isolamento e distanciamento social.

A comissão entende que a conscientização é o primeiro passo para compreender a vulnerabilidade deste grupo, que encontra na Constituição Federal, Convenções Internacionais e na Lei Brasileira de Inclusão, a garantia de sua participação e interação ampla na sociedade, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas. 

A comissão pretende realizar evento virtual, contando com a participação de especialistas multidisciplinares, tais como antropólogos e filósofos, para debater a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência e as medidas necessárias para promover a defesa de sua dignidade humana e liberdades fundamentais.