Comissão de Direito Desportivo Nota de pesar relativamente ao falecimento do professor Álvaro Melo Filho

É com imenso pesar que os integrantes da Comissão de Direito Desportivo do IAB receberam a notícia do falecimento do advogado e professor Álvaro Melo Filho, o mais conhecido e reverenciado profissional do Direito Desportivo brasileiro.

A trajetória de Álvaro Melo Filho se confunde com a consolidação e propagação deste ramo do direito em território brasileiro. 

Reconhecido como a maior autoridade em Direito Desportivo no Brasil, professor Emérito da UFC, Membro da International Sport Law Association e da Academia Nacional de Direito Desportivo, Álvaro Melo publicou dezenas de livros e centenas de artigos jurídicos em revistas especializadas. Foi o responsável pela redação do artigo 217 da Constituição Federal que consagra o princípio da autonomia desportiva e assegura status constitucional à Justiça Desportiva.

Lastimando-se pela inefável perda, a ANDD presta solidariedade a familiares, amigos, colegas e torcedores, reverenciando o legado e a memória de Álvaro Melo Filho, que, além de tudo, deixa um exemplo de compaixão e compaixão e fraternidade. 

Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga
Presidente da Comissão de Direito Desportivo do IAB