IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Pacote anticrime gera polêmica entre especialistas e deputados

Written by

Grupo de trabalho na Câmara dos Deputados se reúne hoje para discutir projeto de lei

Excludente de ilicitude, ponto controverso de projeto de lei de MoroExcludente de ilicitude, ponto controverso de projeto de lei de Moro - 

Rio - O polêmico pacote anticrime, proposto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, divide a opinião de especialistas. O item mais controverso do projeto de lei se refere ao excludente de ilicitude, que propõe que o juiz reduza pela metade ou isente a pena de policial ou até de cidadão que agir por "medo, surpresa ou violenta emoção". O relatório final deve ser votado hoje pelo grupo de trabalho na Câmara dos Deputados.

Considerado um dos pontos mais polêmicos do texto, o trecho sobre o excludente de ilicitude flexibiliza excessos de legítima defesa cometidos por agentes de segurança pública em serviço.

Para Marcio Barandier, presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a mudança no Código Penal pode estimular ações violentas da polícia. "O conceito de medo não está claro e não há uma definição legal do que isso significa. Isso não pode ser aplicável aos policiais. Não podem ter a responsabilidade reduzida se agiram com medo, porque são profissionais treinados para atuar nessas situações", argumenta.

Para Paulo Storani, antropólogo e capitão reformado do Bope, a mudança irá facultar ao juiz avaliar se o caso se trata ou não de excludente de ilicitude. "Eu não vi licença pra matar em nenhum ponto. Em nenhum momento, é determinado que policiais não terão responsabilidade em determinada situação. O ponto faculta ao juiz a decisão", explica.

Em entrevista à Revista Época, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), um dos 16 parlamentares que integram o grupo pluripartidário, afirma que o produto final será rigorosamente técnico. Membro da oposição ao governo, ele reconhece pontos positivos no projeto original e argumenta que as alterações promovidas pelos deputados visaram trazer benefícios à sociedade. "Não vamos derrubar porque é do Moro. Precisamos parar com isso", afirma.

FONTE: O Dia - 24/09/2019
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173