IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Novas competências na fiscalização ambiental geram insegurança, diz IAB

 

Admitir a instauração de uma nova competência para a emissão da licença ambiental viola a autonomia federativa e pode gerar insegurança jurídica. Esse foi o entendimento firmado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ao aprovar parecer contrário a dois artigos da Lei Complementar 140/2011, que fixou normas de cooperação entre a União, os estados e municípios e regulamentou competências para ações de proteção ao meio ambiente.

Elaborado pelo relator José Guilherme Berman, membro das comissões de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, o documento diverge do posicionamento da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama).

Para a Asibama, que ajuizou uma ação (ADI 4.757) no Supremo Tribunal Federal, deve ser declarada a “inconstitucionalidade total” da Lei Complementar 140/2011, considerando que ela reduziu a proteção ao meio ambiente ao diminuir o poder da União e ampliar as competências para os estados e municípios. Os entes federativos não têm, em sua maioria, estrutura para cumprir a missão, alega a associação.

Para o advogado, no entanto, a divisão de competências em matéria ambiental não é uma criação da LC 140/2011. “Ela [lei] buscou regulamentar uma forma de atuação já reconhecida anteriormente, especificando, para evitar conflitos, as hipóteses em que a ação dos entes federativos pode ser autorizada”, explicou.

Insegurança jurídica
O parecer considera inconstitucional o parágrafo 3º do artigo 14 da lei, que prevê que, quando a licença ambiental não for emitida por um ente federativo, dentro do prazo previsto, a competência para a sua concessão poderá ser assumida pela União.  

De acordo com o advogado, “em caso de omissão ou inépcia do órgão ambiental local ou regional, a solução correta é recorrer ao Poder Judiciário, por meio, por exemplo, de mandado de segurança”.

Ele também considera inconstitucional o parágrafo 3º do artigo 17, por permitir que autos de infração sejam lavrados tanto pela autoridade que tomou as primeiras providências quanto pelo órgão competente que irá apurar o fato.

De acordo com esse tópico, quando houver mais de uma autuação, prevalecerá a emitida pela autoridade competente. “Esta previsão propicia uma sobreposição de competências fiscalizatórias e incorre em inconstitucionalidade, ao admitir a transferência do poder de polícia, que cabe somente à autoridade competente”, defendeu o advogado. Com informações da Assessoria de Imprensa do IAB.

Clique aqui para ler o parecer.

Fonte: Consultor Jurídico - 19/7/2018


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173