IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

IAB é contra lei que privatizou a Cedae-RJ

Entidade apresentou manifestações ao STF
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
 

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, enviou ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, manifestação contrária à lei estadual do Rio de Janeiro que autorizou a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O ministro é o relator da ADI 5.683, ajuizada pela Rede Sustentabilidade e pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade).

Parlamentares desses partidos pediram a Barroso, nesta terça-feira (8/8), rapidez na análise do pedido de concessão de liminar que suspenderia os efeitos da lei, antes do julgamento pelo plenário do mérito da ação.

A privatização da Cedae é uma contrapartida exigida pelo governo federal para conceder empréstimo de R$ 3,5 bilhões ao governo do Rio de Janeiro. Mas segundo o advogado Marcelo José das Neves, da Comissão de Direito Administrativo do IAB e autor do parecer, “a operação político-financeira montada para a desestatização da Cedae vai de encontro ao pacto federativo e viola a harmonia e a autonomia que devem existir entre as comunidades políticas que compõem o Estado brasileiro”.

Ainda de acordo com a manifestação do IAB, no julgamento da ADI 1.842, em 2013, o STF entendeu que a titularidade da prestação dos serviços de saneamento básico é de um colegiado formado pelos municípios e o respectivo estado da Federação: “Jamais o Estado do Rio de Janeiro poderia ter avançado no processo de desestatização da Cedae, sem colher a manifestação prévia dos mais de 60 municípios que são hoje atendidos pelo sistema”.

Além disso, o IAB ressalta que os partidos autores da ação demonstram que a autorização para a desestatização da Cedae foi votada em regime de urgência, sem ter sido submetida à apreciação da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, “em desrespeito à exigência prevista no Regimento Interno do Poder Legislativo estadual”.

Para o advogado Marcelo José das Neves, a Lei 7.529/2017 também “agride” o princípio da moralidade administrativa. “O oferecimento da Cedae, hoje uma empresa competitiva e com considerável rentabilidade, pelo Estado do Rio de Janeiro, como garantia à instituição credora, agride o princípio da moralidade administrativa, à medida que importa dilapidação dos bens da Administração Pública Indireta do Rio”, afirma o membro da Comissão de Direito Administrativo do IAB.

O parecer da Procuradoria-Geral da República, constante dos autos da ADI 5.683, desde junho último, foi favorável à concessão da liminar pedida pelos partidos políticos.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173