Quinta, 08 Novembro 2018 16:18

‘Agronegócio representou 21,6% do PIB em 2017’, afirma Frederico Price Grechi

Frederico Price Grechi (segundo, da direita para a esquerda), na mesa de honra de abertura do congresso Frederico Price Grechi (segundo, da direita para a esquerda), na mesa de honra de abertura do congresso

“O objetivo do congresso foi integrar os advogados que atuam nesse importante segmento do mercado nacional, que representou 21,6% do PIB em 2017, além de capacitar os profissionais e os estudantes de Direito e promover o diálogo com o Poder Judiciário, especialmente o STJ, presente no evento.” O relato foi feito pelo presidente da Comissão de Direito Agrário e Urbanismo, Frederico Price Grechi, que representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nesta quarta-feira (7/11), ao integrar a mesa de honra na abertura do II Congresso Internacional de Direito Agrário e do Agronegócio, realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em sua sede, em Brasília. O evento foi aberto presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e contou com a presença do corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo Frederico Price Grechi, “nas palestras foram tratados temas atuais e de alta relevância para o mercado, merecendo a reflexão de todos, sobretudo dos magistrados”. Segundo ele, os integrantes do Judiciário “precisam estar atentos às consequências sociais e econômicas de suas decisões, que devem ser precedidas da devida interpretação das leis, para a sua aplicação com prudência”. Para o advogado, além da justiça estatal, é preciso prestigiar também a negociação, a mediação e a arbitragem. “São métodos adequados de solução de conflitos e harmonização da relação entre os que atuam no ramo do agronegócio”, afirmou. O congresso reuniu advogados, magistrados, estudantes de Direito e profissionais de outras áreas. 

Na solenidade de abertura, o presidente nacional da OAB afirmou: “Tratar do agronegócio significa analisar, de forma direta ou indireta, uma vasta gama de assuntos importantes para a agenda pública do País, pois seu impacto positivo na economia brasileira é inquestionável”. Segundo Claudio Lamachia, “após dois anos de recessão sem precedentes, o setor teve 14,8% de crescimento, enquanto o restante da economia permaneceu estável”.

O ministro Humberto Martins, em seu discurso, disse que a agricultura é o sustentáculo da humanidade. “A atividade alcançou patamares industriais de produção em larga escala, ao que conceitualmente se chama por agronegócio”, afirmou.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173